• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/11/2022
Notícia

Estudantes da rede pública de São José dos Campos ganham medalha Jovem Cientista

Olímpiada Brasileira de Biotecnologia teve cerca de 1.700 estudantes inscritos das redes públicas e privadas do país

Em todo Brasil, mais de 1.700 estudantes das redes públicas e privadas participaram da Olímpiada Brasileira de Biotecnologia 2022 (OBBiotec). A competição, que tem objetivo de manter viva a chama da curiosidade pela educação das novas gerações, contou com a participação de 108 estudantes da rede estadual de ensino de São José dos Campos.

Nove estudantes de São José dos Campos receberam a Medalha Jovem Cientista, sendo cinco deles da rede pública: Bethânia Cardoso Ribeiro e Gabriela de Lima Gallo (EE Major Aviador José Mariotto Ferreira); Cesar Kaiki Odaguiri (EE Profa. Ayr Picanco Barbosa de Almeida); Pedro Henrique dos Santos (EE Prof. Joaquim de Moura Candelaria); e Stephany Sayuri Tanka de Oliveira (EE Prof; Nelson do Nascimento Monteiro).

Na final, o município teve 38 estudantes do ensino médio regular na competição. A organização da olímpiada ficou a cargo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (FVJM), em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. A competição aconteceu simultaneamente em todo país com participantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico (concomitante ou subsequente).

As inscrições começaram em junho e as provas ocorreram em duas etapas: a primeira de 5 a 8 de outubro; e a segunda, 4 e 5 de novembro. Os resultados, com os vencedores, foram divulgados no dia 11 de novembro, pelo site da instituição www.obbiotec.com.br.

A diretora da EE Major Aviador José Mariotto Ferreira, Kátia Alves Rabello Araújo Santos, é defensora da iniciativa científica no ambiente escolar e decidiu, e com a equipe, motivou e proporcionou a participação dos estudantes na OBBiotec. O projeto na unidade foi conduzido pela coordenação pedagógica do ensino fundamental e ensino médio, com os professores Bárbara Miranda Dionísio Nascimento Itikawae, Tábita Garcia Almodóvar Maurício e André Papi Cardoso (Proatec) na escola. A unidade teve duas alunas finalistas: Bethânia Cardoso Ribeiro e Gabriela de Lima Gallo e sete estudantes receberam menção honrosa.
“Estamos extremamente felizes com o resultado e gratos por todo apoio da supervisão de ensino, profissionais especialistas em currículo, apoio pedagógico, corpo docente, gestão, funcionários e comunidade escolar”, declarou a diretora Kátia Alves.

A dirigente da Diretoria de Ensino de São José dos Campos, Maria Beatriz Salles de Oliveira, destaca a importância de competições deste porte para a comunidade escolar. “A Olímpiada favorece a melhoria da educação básica, fomenta o espírito científico, proporciona uma experiência em biotecnologia, vivências na área da ciência e pesquisa ligadas a recursos naturais”, disse Maria Beatriz.

Futura Cientista

Gabriela de Lima Gallo é quase uma ‘veterana’ em olímpiadas. Estudante da EE Major Aviador José Mariotto Ferreira, ela tem no currículo participações em outras competições acadêmicas. “Embora seja a primeira na área de biotecnologia, eu participei de outras olímpiadas, como a de astronomia. Nesta competição de agora houve uma prova com cerca de 20 questões envolvendo perguntas de conhecimento geral sobre descobertas, evolução e aplicação da biotecnologia em áreas como medicina e geração de energia”, comentou.

Na OBBiotec, Gabriela Gallo recebeu a Medalha Futuro Cientista. A estudante ainda não decidiu em qual área pretende seguir carreira. “Acredito que será na área científica e biotecnologia certamente é uma possibilidade”, finalizou.

Menção Honrosa

Além dos ganhadores das medalhas de Jovem Cientista, a comissão da OBBiotec divulgou os títulos de menção honrosa para os estudantes:

EE Profa. Ayr Picanco Barbosa de Almeida: Maria Eduarda Oliveira Torres, Matheus Valim Nogueira, Bruna Mayumi Tanaka, Bianca Bueno Silva, Luis Henrique Umbelino e Marcos Paulo Vitor Silva.
EE Prof. Joaquim de Moura Candelaria: LiviaMiura de Oliveira, Guilherme Ferencini Mendes e Artur Nascimento Nery.
EE Prof. José Antônio Coutinho Condino: Vitória Pilar Fortunato e Maíra Soares Alves,
EE Major Aviador José Mariotto Ferreira: João Marcos Ferrante, Camilly Victoria Pereira das Neves, Beatriz Guedes Oliveira Golasqui, Matheus Brito Abrahão, Rafael Baroso dos Santos, Pedro Henrique Martins da Silva e Gabriel de Lima Pessoa.
EE Marilda Ferreira de Brito Barros Pereira: Nicollas Marcelino Gomes de Oliveira.
EE Prof. Nelson do Nascimento Monteiro: Eduardo Kyuwahara Júnior, Ana Carolina de Oliveira Araújo, Déborah Gabriela Ávila Pereira e Fellipe Martins.