• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/05/2018
Ensino Médio

Estudantes da rede pública terão gratuidade automática no ENEM

A inscrição, mesmo com o benefício, deve ser feita até o dia 18 de maio

Os alunos e as alunas da rede pública matriculados na 3ª série do Ensino Médio que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terão gratuidade automática na inscrição. A regra vale também para os que não solicitaram a isenção da taxa. O período de inscrições segue aberto até as 23h59 do dia 18 de maio, na Página do Participante, disponível no portal do Inep. As provas estão marcadas para os domingos de 4 e 11 de novembro.

O Ministério da Educação (MEC) abriu a exceção apenas para esse grupo. Os demais alunos que também teriam direito à isenção só deixarão de pagar a taxa se tiverem feito a solicitação até o dia 15 de abril. Para verificar se teve a solicitação deferida ou não, o candidato precisa acessar a Página do Participante.

Para fazer a inscrição, o participante deve apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e o idioma em que quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).