• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/11/2014
Boas Práticas

Com protótipo movido a vinagre e bicarbonato de sódio, alunos vão à Mostra de Foguetes

Exposição tem como objetivo promover a troca de experiências entre os participantes

Projetos criados por alunos podem fomentar o interesse pela ciência, despertar a curiosidade e estimular o aprendizado. Com esse objetivo, os alunos João Roberto Antunes de Souza e Rafaela Staub de Castilho, junto com a professora de química Maria Salete Battilani, da escola estadual Almeida Prado, em Iepê, município de São Paulo, participaram a VIII Mostra Brasileira de Foguetes.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a mostra tem como objetivo dar espaço aos trabalhos científicos dos alunos, além de promover a troca de experiência entre os estudantes. “O evento foi maravilhoso. Os alunos aprendem muito. Este é o terceiro ano consecutivo que participamos. Ao todo, já trouxemos três bolsas de iniciação cientifica para a escola. No momento, estamos concorrendo a quarta bolsa.”, afirma a professora.

Para fazer o foguete, foram utilizadas duas garrafas PET. O combustível foi a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. A reação química fez com que o lançamento fosse um sucesso. “Nós apresentamos nosso foguete na frente de todas as equipes. Nesse dia, conseguimos um lançamento de aproximadamente 110 metros”, revela João.

Durante a mostra, os alunos do Ensino Médio puderam não só produzir protótipos de foguetes feitos com garrafas PET, como também participar de palestras motivacionais de profissionais da área. “Na primeira noite, tivemos a palestra do astronauta Marcos Pontes. O astronauta falou que, para ter sucesso na vida, as pessoas devem dar um pouco mais de si sem ter medo de errar. Após a palestra, os estudantes deram um show em sua apresentação”, conta a professora.

O evento foi realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de mais de 63 mil alunos e professores de todo o País. “Eu adorei a experiência, pois nunca havia vivido algo parecido. Ano que vem quero ir novamente”, finalizou.