• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 10/12/2011
Imprensa

Estudantes de Cândido Mota ganham duas medalhas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras

Alunas da Escola Estadual Dr. José Augusto de Carvalho conquistaram o ouro nos 800 metros e a prata no revezamento medley A competição nacional teve início sábado (03/12) em Curitiba, […]

Alunas da Escola Estadual Dr. José Augusto de Carvalho conquistaram o ouro nos 800 metros e a prata no revezamento medley

A competição nacional teve início sábado (03/12) em Curitiba, no Paraná, e reúne mais de 3.600 atletas de 1.129 escolas públicas e privadas de todo o País

As estudantes Liliane dos Santos Mariano e Mayara dos Santos Leite da Escola Estadual Dr. José Augusto de Carvalho, de Cândido Mota, conquistaram, respectivamente, uma medalha de ouro e uma de prata nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, categoria infantil (15 a 17 anos), que tiveram início sábado (03/12) em Curitiba, no Paraná. A competição vai até amanhã (11/12) e reúne mais de 3.600 atletas de 1.129 escolas públicas e privadas de todo o País. Até o momento, os alunos da rede estadual de São Paulo somam um total de 21 medalhas, sendo cinco ouros, nove pratas e sete bronzes.

Liliane sagrou-se campeã nos 800 metros. É o segundo ouro que a atleta ganha nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Em 2010, ela foi a primeira colocada nos 1.000 metros, categoria mirim. Já Mayara foi a segunda colocada no revezamento medley este ano. No ano passado, na mesma competição, categoria mirim, a atleta conquistou um ouro no revezamento medley e uma prata nos 250 metros.

No total, 51 atletas de escolas estaduais paulistas competem no evento este ano, sendo oito da capital, quatro da Grande São Paulo, dois do litoral e 36 do interior. Eles foram selecionados para representar o Estado nas disputas de atletismo (100, 200, 400, 800 e 3.000 metros, arremesso de peso, heptatlo, lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância, salto triplo e octatlo), ciclismo, ginástica rítmica, judô, tae kwon do, xadrez e handebol. A maioria deles conquistou a vaga para a competição nacional na Olimpíada Escolar Estadual, realizada entre os dias 6 e 16 de outubro, em Penápolis.

Sobre as Olimpíadas Escolares Brasileiras

As Olimpíadas Escolares já se firmaram como um grande celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil. Observadores das Confederações Brasileiras Olímpicas participam do evento, reconhecendo e cadastrando os futuros atletas olímpicos do Brasil. Esse trabalho já vem apresentando resultados expressivos. No último Campeonato Mundial de judô, em Paris, onde o Brasil teve sua melhor participação na história, duas medalhas vieram de atletas oriundas das Olimpíadas Escolares: Mayra Aguiar e Sarah Menezes. Além disso, dos 81 atletas integrantes da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura, em agosto de 2010, 35 passaram pelas Olimpíadas Escolares desde 2005.

Incentivo ao esporte

Na rede estadual paulista, os alunos não só têm aulas de educação física, previstas na grade curricular do ensino regular, mas também podem participar das Atividades Curriculares Desportivas (ACD), que são oferecidas gratuitamente pelo Estado. Coordenadas por professores de educação física da rede, essas atividades acontecem no contraturno das aulas regulares e têm por objetivo aprofundar o contato do aluno com a modalidade esportiva.

“Na ACD, o aluno pode escolher um a modalidade na qual queira se aperfeiçoar e iniciar um treinamento de base. A partir daí começa a participar de competições, entrando de fato no meio esportivo”, explica Sérgio Roberto Silveira, da equipe técnica de educação física da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. “Dessa forma, a escola acaba sendo um celeiro esportivo, no sentido que sensibiliza e abre portas para o aluno conhecer o mundo dos esportes, além de dar a ele a oportunidade de se aprimorar”, conclui.