• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 04/10/2022
Notícia

Estudantes de escola estadual exibem curtas no CineSesc Augusta 

8º Festival de Cinema da Diretoria Centro-Oeste teve a participação de cerca de 250 alunos de 44 escolas com 52 produções audiovisuais 

Após dois anos de interrupção por causa da pandemia, a Diretoria de Ensino (DE) Centro-Oeste retomou seu Festival de Cinema com os professores e alunos da região. Nesta 8ª edição o tema foi “Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos”. Os 52 curtas-metragens realizados por cerca de 250 estudantes foram exibidos no CineSesc Augusta, na capital, na última quarta-feira (28), para os participantes, professores e convidados.

O projeto pode ser desenvolvido pelos estudantes do fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) acompanhados pelos professores de diversas disciplinas, promovendo o pensamento dialógico. As produções audiovisuais têm no máximo 60 segundos e podem ter diversos gêneros e formatos, incluindo animação.

“O cinema é uma ferramenta muito poderosa, e trazê-lo para a sala de aula proporciona o desenvolvimento de ideias, quebra de paradigmas, inovações e novas possibilidades. O foco do tema deste ano é propor uma reflexão por parte de toda a comunidade escolar quanto à tolerância, respeito e convivência com as diferenças humanas”, explica a dirigente de ensino Jane Rúbia Adami da Silva, que iniciou o festival em 2013.

Para apoiar os trabalhos, a DE firmou uma parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que ofereceu oficinas de produção e edição e acompanhamento durante as produções.

“O projeto se sustenta ao longo de todos esses anos com uma ação que coloca em prática os aprendizados do currículo e faz com que os nossos estudantes tenham a oportunidade de se expressar usando as técnicas e conhecimentos que já estão nas mãos deles, mas que são ampliadas com as oficinas que a gente faz de edição de imagem e técnicas de filmagem, sempre com o uso do celular”, completa a dirigente.

A culminância do projeto é a exibição dos curtas no CineSesc Augusta. “É gratificante ver os alunos indo assistir os seus vídeos em uma sala de cinema. Muitos deles não têm essa oportunidade de ir ao cinema com frequência e quando entra no cinema e se depara com a produção dele na tela grande é emocionante. Eu acho que a premiação é o de menos, o mais importante que fica é o aprendizado pela realização de uma filmagem”, comenta Tiago Genaro, professor especialista em currículo de Artes.

 

Confira os premiados do 8º Festival de Cinema da Diretoria Centro-Oeste:

 

Categoria Batutinhas (anos iniciais) 

1o lugar – E. E. Prof. Ennio Voss – “O Pedacinho”

2o lugar – E. E. Prof. Adolfo Trípoli – “Pietro, o gigante”

3o lugar – E. E. Luís Elias Attiê – “Nosso momento”

 

Categoria Somos Tão Jovens (anos finais) 

1o lugar – E. E. Prof. Ennio Voss – “Chulé”

2o lugar – E. E. Samuel Klabin – “Como você se autodeclara?”

3o lugar – E. E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos – “Iguais”

 

Categoria Jovem Cineasta (ensino médio) 

1o lugar – E. E. Prof. Manuel Ciridião Buarque – “E se um garoto se apaixonar pela arte da dança”

2o lugar – E. E. Ministro Costa Manso – “Universo”

3o lugar – E. E. Prof. Antonio Alves Cruz – “O que nos uniu”

 

Melhores vídeos de acordo com o protagonismo dos estudantes 

Anos iniciais (Batutinhas) – E. E. Brasílio Machado – “Ei, você aí”

Anos finais (Somos Tão Jovens) – E. E. Dona Ana Rosa de Araújo – “Silêncio”

Ensino médio (Jovem Cineasta) – E. E. Oswaldo Aranha – “O som da esperança”

 

Melhores vídeos por categoria 

Melhor direção – E. E. Oswaldo Aranha – “O som da esperança”

Melhor roteiro – E. E. Dr. Edmundo de Carvalho – “Palavras que ferem o coração”

Melhor trilha sonora – E. E. Brasílio Machado – “Ei, você aí…”

Melhor fotografia – E. E. Dona Ana Rosa de Araújo – “Silêncio”