• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/07/2005
Últimas Notícias

Estudantes de Escola Estadual visitam aldeia indígena

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Juventina Marcondes Domingos de Castro, no Jardim Vila Itaim, na zona sul de São Paulo, irão visitar, nesta quinta-feira, 7, a aldeia indígena […]

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Juventina Marcondes Domingos de Castro, no Jardim Vila Itaim, na zona sul de São Paulo, irão visitar, nesta quinta-feira, 7, a aldeia indígena da Barragem. O passeio foi organizado por um professor de História da escola que estudou a colonização do Brasil em sala de aula, com alunos de 5ª e 6ª séries, e agora fará com que os jovens vejam na prática o que acontece numa aldeia.

Além da história, este projeto pedagógico envolve outras disciplinas. A visita à aldeia da Barragem, que fica no extremo sul da capital, vai agregar conteúdos de ciências, como ver na prática o funcionamento do meio ambiente. Lendas indígenas vão trabalhar com português; jogo de futebol contra os índios e trilhas pela região farão parte das atividades de educação física. O artesanato e a pintura indígena serão o enfoque da disciplina de educação artística. Os estudantes também arrecadaram alimentos não perecíveis e roupas de inverno que serão doados aos moradores da aldeia.

O trabalho pedagógico terá continuidade em sala de aula, onde os alunos devenvolverão um projeto de história em quadrinhos usando o que aprenderam durante a visita.