sábado, 10/12/2011

Estudantes de Guarulhos vencem a IV Jornada da Matemática

A equipe da Escola Estadual Profº José Sylvio Cimino foi a campeã da competição que envolveu alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede em todo o Estado A […]

A Escola Estadual Profº José Sylvio Cimino, de Guarulhos, foi a vencedora da IV Jornada da Matemática, concurso promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e voltado a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede em todo o Estado. A etapa final foi disputada ontem (09/12), no Teatro Franco Zampari, na capital, entre equipes de seis escolas estaduais, sendo uma de São Paulo, duas de cidades da região metropolitana e três do interior.

“É muito gratificante ver o quanto os alunos são capazes, principalmente porque acompanhamos todo o envolvimento deles, que estudaram juntos e se empenharam para dar o melhor de si, fazendo um belo trabalho de equipe”, declarou a diretora da Escola Estadual Profº José Sylvio Cimino, Andrea Patoleia Dantas Lima, que considera o concurso uma forma de despertar nos estudantes o interesse pela disciplina. “Toda a escola se envolve e os alunos se sentem estimulados, o que contribui muito para o aprendizado”, acrescentou.

Integrante da equipe vencedora, Victor Alcides Oliveira Gois, de 11 anos, acha que a competição é uma forma divertida de aprender a matemática. “Achei bem legal, tinha até torcida. Estudei bastante para participar, porque achei que pudesse vencer”, disse o estudante.

O objetivo da competição é desenvolver o conhecimento e raciocínio dos estudantes, que têm de usar criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano. Até chegar à final, as equipes, formadas por cinco participantes e dois suplentes de uma mesma classe, disputaram eliminatórias por escola, por diretoria regional de ensino, e semifinal e final por polos definidos pela COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo) e pela CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior).

Na última etapa, as equipes tiveram que resolver seis desafios, nos quais foram avaliadas suas habilidades de cálculo (cálculo mental e escrito, exato e aproximado) e também as habilidades relacionadas à resolução de problemas.

Cada um dos cinco integrantes, os dois suplentes e o professor-orientador da equipe vencedora receberam um netbook e kit de livros. Os dois professores-coordenadores de oficinas pedagógicas da diretoria de ensino que acompanham a jornada também serão premiados e a escola receberá material de recreação para uso coletivo dos alunos. Cada um dos estudantes das demais equipes finalistas receberá uma câmera fotográfica digital.