terça-feira, 20/12/2022
Ensino Fundamental

Estudantes de Indaiatuba são premiados na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Em todo Brasil foram 188 mil inscritos, sendo 33 premiados na EE Professora Maria Apparecida Pinto da Cunha

O interesse pela ciência e matemática levou 33 alunos da Escola Estadual Professora Maria Apparecida Pinto da Cunha, de Indaiatuba, a conquistarem prêmios na Olímpiada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), organizado pela CPFL, concessionária de energia elétrica da região. Entre eles, Rafael Meneghin Reis e Matheus Mota de Godoy receberam medalhas e notebooks no desafio que contou com 188 mil inscritos no Brasil.

“Foi espetacular conquistar isso pelos meus estudos. Estou muito grato a meus professores e mais feliz ainda por incentivar outros alunos mostrando que coisas como essas não são impossíveis. Indo para o ensino médio no ano que vem, eu estou determinado a me esforçar mais do que nunca, para participar em outras competições e fazer desta medalha o ponto de partida para muitas outras”, celebra Matheus, que também participou da solenidade oficial de premiação em Brasília.

Os estudantes foram orientados pelos professores Tatiana Possati Vieira de Matos Neves (ciências) e Julian Ricardo Barbosa do Carmo (matemática). “A ONEE permitiu aos alunos recordarem sobre alguns temas trabalhados em sala de aula, como uso dos recursos naturais na produção de energia elétrica, impactos ambientais gerados nessa produção e o custo da produção e fornecimento da energia. Dessa forma despertou a consciência dos estudantes sobre suas atividades diárias, como impacto do meio ambiente e fez com que eles refletissem sobre suas atitudes, além de auxiliar na busca de maneiras eficientes em utilizar a energia”, conta Tatiana Possati.

O professor Julian Ricardo explica que a ONEE é voltada para os alunos do 8º e 9º ano e para este desafio, em comum acordo com a professora Tatiana Possati, decidiram unir as disciplinas de matemática e ciência. “Após as pesquisas, eu apresentei o projeto para a professora Tatiana, que se animou com a ideia e decidimos unir as disciplinas de ciências e matemática. Ela estava na elaboração do conteúdo de eficiência energética nas aulas com a abordagem de habilidades de matemática: cálculos de transformação, contas de proporção e interpretação de tabelas. Nos organizamos para inscrever os alunos e para aplicação das provas”, completa Julian Ricardo.

Para o dirigente da Diretoria de Ensino de Capivari, Edivilson Cardoso Rafaeta, a vitória dos estudantes é reflexo da qualidade do ensino da escola pública. “É satisfatório ver o resultado do trabalho dos professores em proporcionar aos alunos oportunidades deste porte. É a escola pública cumprindo o seu papel em orientar, dar condições e principalmente motivar que os estudantes se superem em cada desafio”, afirma.