• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/12/2011
Últimas Notícias

Estudantes de São Bernardo produzem réplicas de fósseis em aula de história

Trabalho desenvolvido por alunos da E.E. Prof. Ismael da Silva Júnior, em São Bernardo do Campo, pode ser visto em revista que será lançada amanhã, dia 7 de dezembro Quem […]

Trabalho desenvolvido por alunos da E.E. Prof. Ismael da Silva Júnior, em São Bernardo do Campo, pode ser visto em revista que será lançada amanhã, dia 7 de dezembro

Quem perguntar o que é Paleontologia aos alunos da 5ª série da Escola Estadual Professor Ismael da Silva Júnior, em São Bernardo do Campo, terá a resposta na ponta da língua dos estudantes. O assunto, que a maioria desconhecia no início do ano letivo, foi tema de um trabalho diferente que aproximou os jovens da história.

“Eu nunca tinha ouvido falar em Paleontologia, mas aprendi bastante nas aulas deste ano”, conta Ester Ferreira da Costa, de 11 anos. A jovem fez parte do grupo de 150 estudantes que confeccionaram réplicas de fósseis reais, utilizando gesso, verniz e ossos de galinha. “O mais interessante para mim foi a confecção das réplicas em gesso. Aprendi a trabalhar em grupo com meus amigos e, por ser uma atividade diferente do cotidiano, assimilei melhor a matéria”, explica. “O professor nos mostrou um fóssil de verdade e acho que o que fizemos ficou bem parecido”, conta empolgado o estudante Lucas Ventura Fiuza, também de 11 anos.

O trabalho foi acompanhado de perto pelo professor de história João Pires Filho, idealizador do projeto, que registrou todo o desempenho dos alunos em fotos, vídeos e textos. “A ideia é que as crianças não vejam o conhecimento da matéria como algo distante. É importante que elas saibam que a história do planeta é também a história delas”, comenta o professor João Pires Filho. O sucesso da experiência rendeu também uma revista com os registros feitos pelo docente e textos dos alunos, chamada “Oficina — Teorias Materializadas”, que será lançada amanhã, dia 7 de dezembro, às 14h, na própria escola.

Com a ajuda da professora de português da unidade, os estudantes escreveram os textos que irão integrar a revista. “Antes de fazermos as réplicas, escrevíamos uma história contando como achamos aquele fóssil”, explica Larissa Vitória da Silva. “Eu ainda não vi a revista, mas vai ser muito bom ver o meu trabalho lá”.

Serviço:
Lançamento da revista “Oficina – Teorias Materializadas”
Data: 07/12 – quarta-feira
Horário: 14h às 16h
Local: Pátio da E.E. Ismael da Silva Junior
Rua João Batista de Almeida, 230, Vila Flórida – São Bernardo do Campo