• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/01/2014
Sociedade

Estudantes do interior exploram o litoral paulista pela primeira vez

Projeto Turismo do Saber viabilizou a viagem que envolveu 1.280 alunos da rede estadual

“Quando eles chegaram e olharam o mar, falaram: nossa! que piscina enorme”, relembra Carolina Ribeiro Silva, monitora do projeto “Turismo do Saber  – Interior na Praia” que levou alunos da rede estadual de ensino para conhecer o litoral. A iniciativa foi destaque em matéria do Portal, em janeiro de 2012.

Na mochila dos viajantes mirins, os cadernos e livros cederam vez à roupa de banho, toalha e muito filtro solar. Equipados, os turistas de primeira viagem deixaram suas cidades para embarcar em um sonho. O destino foi a praia de Itararé, em São Vicente.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ao chegar na praia, a curiosidade fez os pés dos alunos explodirem em direção ao mar. “Este é um momento de descobertas, eles ficaram surpresos que a água era salgada. Aqui eles aprendem na prática e acredito que levarão esses conhecimentos para vida toda”, acrescenta a monitora.

O ambiente de aprendizado externo otimiza o processo de socialização entre os alunos e o corpo docente da escola, é o que acredita o coordenador do programa em São Vicente, Ricardo Carvalho Fernandes. “Aqui é um local diferenciado com uma forma nova de aprender, isso os aproxima ainda mais dos professores e colegas”.