quarta-feira, 05/04/2023

Estudantes dos anos finais realizam Prova Paulista nesta semana

Ações de incentivo e participação da comunidade escolar marcaram avaliação

A aplicação da Prova Paulista segue nesta semana, desta vez para estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. A nova avaliação bimestral das escolas da rede estadual de São Paulo acontece de forma 100% digital, por meio do aplicativo ou versão web do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP).

Antes da avaliação, a Escola Estadual José Muniz Teixeira, em Iguape, distribuiu pirulitos aos estudantes, porém, mais que um agrado, os doces foram personalizados com as informações de nome, login e senha, de cada estudante para facilitar o acesso ao teste.

“Os alunos adoraram receber esse mimo para começar o dia e realizar a prova. A intenção foi dar um espírito de leveza antes da prova, além de confiança e protagonismo aos alunos. Pedimos para todos os diretores prepararem um lanche diferente e eles abraçaram a ideia”, explica Vanessa de Oliveira, Dirigente de Ensino em Miracatu, que abrange o município.

Participam da Prova Paulista estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. A aplicação segue um cronograma com dias específicos para cada ano/série. Confira:

5º ano: 28 e 29 de março
6º e 7º anos: 3 e 4 de abril
8º e 9º anos: 5 e 6 de abril
1ª série do Ensino Médio: 10 e 11 de abril
2ª e 3ª séries do Ensino Médio: 12 e 13 de abril
Segunda chamada: 17 e 18 de abril

A Escola Estadual Wilmar Soares da Silva, em Jandira apostou no envolvimento das famílias para incentivar a participação. Josival Pereira da Silva é pai de dois estudantes da unidade e gravou um vídeo convidando todos os responsáveis a levarem seus filhos para realizar a Prova Paulista, relembrando as datas de todas as turmas.

“Participar mais, interagir mais com as crianças na escola, é fundamental para o crescimento de desenvolvimento de cada um deles. Eu sempre acompanho meus filhos, tanto na minha casa, quanto na escola”, disse.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: