• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/12/2016
Boas Práticas

Estudantes fazem relato sobre o lugar onde vivem em livro

Projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Mogi das Cruzes; lançamento acontece nesta sexta-feira

A Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes entrega nesta sexta-feira (16), 197 livros produzidos por estudantes da região. Intitulado de “Histórias e Memórias: o lugar onde vivo”, o projeto foi desenvolvido por meio de materiais pedagógicos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Essa olimpíada trabalha com crônica, poema, artigo de opinião e memórias, textos que os nossos alunos já estão acostumados a trabalhar em sala de aula. E como as escolas recebem o material, aproveitamos a oportunidade para idealizar esse projeto”, destaca Idê Moraes dos Santos, professora coordenadora de Língua Portuguesa do Núcleo Pedagógico, e uma das idealizadoras da atividade junto com o educador Marcos Rodrigues Ferreira.

“Como professores já fizemos esse trabalho nas escolas. Resolvemos trazer para o âmbito da Diretoria de Ensino neste ano. Apresentamos o projeto aos supervisores, estudamos sua viabilidade e resolvemos implementá-lo em 52 escolas”, conta.

Participaram da atividade alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Educação Especial, além de estudantes da modalidade de Jovens e Adultos (EJA), das cidades de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis. O objetivo do projeto foi desenvolver as habilidades de leitura e escrita nos alunos, com foco em suas percepções sobre o local no qual vivem. “A capa do livro traz marcas dessas três cidades participantes. É como se o aluno dialogasse com o município dele”, conta a professora.

O lançamento ocorre no Theatro Vasques, situado no centro da cidade, a partir das 8h30. O evento terá a participação de gestores, professores, membros da Diretoria, além dos estudantes que participaram do trabalho.