sexta-feira, 21/10/2011

Estudantes participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Bauru

Exposições e palestras integram a programação que deve ter a presença de mais de 9 mil alunos da rede estadual da região Mais de nove mil alunos de escolas estaduais […]

Mais de nove mil alunos de escolas estaduais da região de Bauru participam de atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com entidades de pesquisa e ensino da cidade. A programação para os estudantes da rede inclui palestras, visitas monitoradas e exposições.

Hoje, 21 de outubro, das 8h às 22h, ocorre a Festa da Ciência de Bauru, na sede do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), localizada na rua José Postingue, quadra 5, número 115. A entrada é franca e a visitação é aberta a toda a comunidade.

Na feira, entidades e empresas de Bauru e região, ligadas ao segmento de ciência e tecnologia, proporcionam ao público a oportunidade de interagir com a experimentação científica. A rede estadual estará representada por alunos da Escola Antônio Guedes de Azevedo, situada em Bauru, que apresentam trabalhos feitos em sala de aula. Além disso, 1.100 estudantes de 11 unidades escolares da região visitarão a mostra.

Outras duas iniciativas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve início na última segunda-feira, dia 17, tiveram a participação de alunos de escolas estaduais. Uma delas é o “Ciência-Tour”, que consiste em visitas monitoradas feitas por 700 alunos da rede estadual a instituições como universidades e escolas técnicas. Além disso, cerca de 1.400 alunos assistiram a 38 palestras sobre tecnologia realizadas em 12 escolas dentro do projeto “A ciência vai à escola”.

Exposição Ciência, Ação e Diversão

Uma das maiores atrações do evento vai além da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e segue até 30 de novembro. É a exposição “Ciência Ação e Diversão”, montada na sede da Diretoria Regional de Ensino de Bauru, situada à rua Campos Sales, quadra 9, número 43, Vila Falcão. A mostra, idealizada pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e realizada pela Secretaria de Estado da Educação, conta com experimentos interativos que permitem testar conceitos científicos na prática.

Na exposição, são esperadas 12 turmas por dia, o equivalente a 480 alunos. Até agora, já foram agendadas 6 mil visitas de estudantes da rede estadual da região de Bauru. Para viabilizar o passeio, a Secretaria de Estado da Educação, por meio do programa Cultura é Currículo, fornece transporte e alimentação.

Colegas na 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Luiz Zuiani, de Bauru, as estudantes Fernanda Araújo e Ana Carolina Lagatta Kato, de 16 anos, visitaram a exposição nesta semana. “Foi ótimo aprender sobre física, química e biologia de um modo divertido. Adorei a Miragem do Porquinho, experiência sobre ilusão de ótica”, conta Fernanda. “A gente ri e aprende ao mesmo tempo. Em um dos experimentos, pedalei e gerei energia suficiente para ligar um ventilador e uma TV!”, diz Ana Carolina.

Professor-coordenador da oficina pedagógica de física, Rafael Plana Simões explica que a expectativa é que mais escolas da região entrem em contato com a diretoria de ensino até novembro, multiplicando o número de agendamentos. A Diretoria de Ensino de Bauru atende a 16 municípios, com 84 escolas e cerca de 56 mil alunos.

Festa da Ciência de Bauru
Data: Hoje (21/10)
Local: Sest/Senat, Rua José Postingue, 5-115, paralela à Rodovia Bauru-Jaú

Exposição Ciência, Ação e Diversão/ABCMC Interativa