segunda-feira, 10/08/2015
Escola de Tempo Integral

Estudantes podem fazer matrículas em escolas de tempo integral no segundo semestre

Unidades oferecem modelo de jornada estendida e com currículo inovador

Os alunos interessados em estudar em período integral podem garantir a matrícula neste segundo semestre. A Educação está com inscrições abertas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas de Tempo Integral. No modelo paulista, os alunos cumprem uma jornada diária de até nove horas e têm à disposição um currículo inovador, incluindo aulas de astronomia, empreendedorismo, arquitetura e até ciência forense.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para fazer a matrícula, basta comparecer a uma unidade da rede estadual que funciona em tempo integral e verificar se há possibilidade de ingresso imediato ou a partir do próximo ano. Atualmente, 492 escolas estaduais funcionam com carga horária superior a 7 horas. É necessário apresentar documento original (RG ou certidão de nascimento) e recomendado portar o histórico escolar.

Neste ano, o método foi levado a crianças do 1º ao 5º ano. O objetivo da Educação é facilitar o remanejamento de alunos que desejam ampliar o tempo de estudo na escola, além de possibilitar o ingresso de estudantes que ainda não fazem parte da rede e desejam ter acesso à jornada estendida.

No modelo integral implantado em São Paulo a partir de 2012, o enfoque é a autonomia e projeto de vida dos alunos. Desta forma, a grade curricular atende tanto as disciplinas previstas na base nacional como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, quanto às aulas de acordo com as características e habilidades. Para as crianças a lista inclui aulas de “Linguagens Artísticas”, “Assembleia” e “Socioemocional”.

Já para os jovens, as chamadas de “eletivas”, são elaboradas em conjunto com professores. No primeiro semestre, foram mais de 1,8 mil disciplinas desse tipo na rede. Nas unidades com o modelo, os professores atuam em regime de dedicação exclusiva e recebem 75% de gratificação sobre o salário.