sexta-feira, 21/05/2004

Estudantes se unem para reerguer Águas da Prata

Conhecida por ser uma cidade de ar puro e águas límpidas, Águas da Prata tornou-se a principal preocupação de seus moradores mirins. A preservação deste patrimônio da natureza tem em […]

Conhecida por ser uma cidade de ar puro e águas límpidas, Águas da Prata tornou-se a principal preocupação de seus moradores mirins. A preservação deste patrimônio da natureza tem em sua nascente a voz dos alunos da Escola Estadual Professor Timótheo Silva, a única estadual no centro da cidade.

Orientados pelo professor Alexandre Ramos, coordenador da escola, os estudantes se engajaram em campanhas que deverão se intensificar em 2004. Tudo para recuperar o prestígio do Turismo e do Ecoturismo locais, prejudicados pelas constantes depredações das cachoeiras do município. Parte dessa atividade entra na avaliação anual dos estudantes.

A meta é reviver os tempos em que a água cristalina atraía milhares de turistas, que sentiam seu frescor e bebiam em suas fontes. A conscientização teve seu ponto culminante na parceria da escola com uma ONG formada por alunos de universidades locais.

Juntos, os “vigilantes da natureza”, iniciaram uma série de tarefas para atingir o objetivo: visitas constantes aos principais pontos turísticos, fiscalização, debates e busca de soluções. Até mesmo a Câmara dos Vereadores se tornou uma espécie de tribuna aberta, onde os alunos se dirigiam para denunciar situações de descaso com o meio-ambiente.

Eugenio Goussinsky