Alunos de nove escolas da rede estadual testaram seus conhecimentos matemáticos na final da 9º edição do Desafio BM&FBOVESPA. A competição acontece ao longo do ano em seis eliminatórias e reúne, em sua última fase, 29 escolas com o melhor desempenho.
Cada grupo de competidores recebe um valor inicial para simular investimentos em ações na Bolsa de Valores. Cotação do Dólar, valor do Euro e risco de mercado foram detalhes que precisavam de atenção para conquistar a maior rentabilidade das empresas fictícias que representaram.
– Confira aqui as escolas finalistas
Duas unidades conquistaram lugares de destaque. A E.E. Professor Antonio Cândido Correa Guimarães Filho, segunda colocada, alcançou rentabilidade de 67,183% e cada aluno do grupo recebeu como prêmio um iPad. Já, a E.E. Caetano de Campos ficou com cinco pontos percentuais abaixo da Guimarães, ocupando a quarta colocação no pódio, seus competidores foram contemplados com um iPod Nano.
Kedley Felipi Longi Bianchi dos Santos, aluno do Ensino Médio da E.E. Guimarães Filho, enfrentou o desafio com seus amigos de classe. Para ele, a união e empenho do grupo fizeram a diferença. “Achava o mercado da Bolsa de Valores uma realidade muito distante e complexa. Minha professora encorajou cada aluno, mostrando nosso potencial. Essa experiência foi tão marcante que estou pensando até em cursar Economia”, diz.
Matemática no Currículo
Para apoiar o trabalho realizado nas cinco mil escolas estaduais, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desenvolveu, em 2008, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), o Currículo do Estado de São Paulo, base para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Matemática é considerada disciplina básica no desenvolvimento dos currículos escolares em todas as épocas e culturas