terça-feira, 09/12/2014
Boas Práticas

Estudantes testam conhecimentos matemáticos em desafio na Bolsa de Valores

Duas escolas da rede conquistaram colocações de destaque no pódio

Alunos de nove escolas da rede estadual testaram seus conhecimentos matemáticos na final da 9º edição do Desafio BM&FBOVESPA. A competição acontece ao longo do ano em seis eliminatórias e reúne, em sua última fase, 29 escolas com o melhor desempenho.

Cada grupo de competidores recebe um valor inicial para simular investimentos em ações na Bolsa de Valores. Cotação do Dólar, valor do Euro e risco de mercado foram detalhes que precisavam de atenção para conquistar a maior rentabilidade das empresas fictícias que representaram.

– Confira aqui as escolas finalistas

Duas unidades conquistaram lugares de destaque. A E.E. Professor Antonio Cândido Correa Guimarães Filho, segunda colocada, alcançou rentabilidade de 67,183% e cada aluno do grupo recebeu como prêmio um iPad. Já, a E.E. Caetano de Campos ficou com cinco pontos percentuais abaixo da Guimarães, ocupando a quarta colocação no pódio, seus competidores foram contemplados com um iPod Nano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Kedley Felipi Longi Bianchi dos Santos, aluno do Ensino Médio da E.E. Guimarães Filho, enfrentou o desafio com seus amigos de classe. Para ele, a união e empenho do grupo fizeram a diferença. “Achava o mercado da Bolsa de Valores uma realidade muito distante e complexa. Minha professora encorajou cada aluno, mostrando nosso potencial. Essa experiência foi tão marcante que estou pensando até em cursar Economia”, diz.

Matemática no Currículo

Para apoiar o trabalho realizado nas cinco mil escolas estaduais, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desenvolveu, em 2008, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), o Currículo do Estado de São Paulo, base para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Matemática é considerada disciplina básica no desenvolvimento dos currículos escolares em todas as épocas e culturas