• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/06/2009
Últimas Notícias

Estudantes transformam óleo de cozinha em sabão

Alunos ensinam aos pais e atividade vira fonte de renda A Escola Estadual Doutor João Victor Lamanna, em Jacareí (no Vale do Paraíba), é referência na região por implantar medidas […]

Alunos ensinam aos pais e atividade vira fonte de renda

A Escola Estadual Doutor João Victor Lamanna, em Jacareí (no Vale do Paraíba), é referência na região por implantar medidas de preservação ambiental. Desta vez, o óleo de cozinha, que antes era despejado direto nas pias de cozinhas, é transformado em sabão.

Há dois anos a direção da escola desenvolveu um projeto para ensinar os alunos como reaproveitar um produto que não teria mais utilidade em algo novo. Os cerca de 400 estudantes do Ciclo I são orientados a trazer de casa o óleo usado. O resultado da reciclagem é dividido entre os estudantes.

Também são oferecidas oficinas para que toda a comunidade repita o processo em casa, evitando o descarte do produto no sistema de esgoto comum. A iniciativa foi tão bem recebida pela comunidade, que hoje já é fonte de renda para algumas famílias que comercializam o sabão.

A diretora da escola, Jôze Mara da Silva Leite Coelho, explica que a reciclagem do óleo de cozinha tem despertado grande interesse dos alunos. “É por meio da prática que eles vão entender como algo em uso pode ser reaproveitado. As oficinas têm atraído muita gente da comunidade”, explica ela.

O secretário Paulo Renato Souza ressalta a importância de atividades práticas. “Esse tipo de vivência vai formar a consciência ecológica dos nossos jovens.”