• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/09/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Estudar em grupo ajuda a sanar dúvidas e reforçar a matéria

Se você está se preparando para o Vestibular, confira as dicas que a Educação preparou

Quando se está na escola é bastante comum ouvir do professor que a atividade deve ser desenvolvida em grupo, seja um trabalho de pesquisa, um cartaz ou até mesmo uma maquete. Mas, se já é difícil acertar um grupo para entregar um único trabalho, você deve imaginar que é muito mais complicado quando se trata de grupos de estudos para se preparar para o vestibular, pois é uma junção que deverá durar, pelo menos, um ano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para que você e seus amigos realmente se ajudem, ao invés de um atrapalhar o outro, a Educação traz uma série de dicas que pode te auxiliar. Agora, é só reunir a galera e compartilhar a informação.

Sem dúvidas, os pontos mais importantes de um grupo de estudos é a possibilidade de trocar ideias, sanar dúvidas e resolver exercícios, além do compartilhamento de materiais e o estímulo para estudar num horário que, dificilmente, você o faria sozinho. Por exemplo, você se sente mais motivado a estudar em um fim de semana a noite se firmou compromisso com seus amigos.

Vocês também devem analisar a rotina e traçar uma estratégia. Se você consegue estudar sozinho boa parte da semana, mas tem dificuldades em dias e horários específicos, é nesse período de déficit de atenção que deve se reunir com a turma. Assim, conseguirá manter o foco nos estudos por mais tempo.

Algo que ajuda bastante é procurar levar para a roda de estudos materiais que auxilie a todos nas resoluções. Um exercício novo, um texto que ninguém leu, ou até mesmo simulados que podem ser encontrados na internet.

Para que essas dicas tenham mais chances de te ajudar, na hora de escolher as pessoas do grupo não se deixe levar pela amizade. Uma pessoa pode ser ótima amiga, mas não muito boa no incentivo da prática de estudar. Assim, o ideal é fechar com quem tem o mesmo objetivo que você: passar no vestibular.