Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Universidade de São Paulo (USP) e outras entidades, que vai às escolas de todo o país para pesquisar a alimentação, o peso, os hábitos e as atividades dos adolescentes no país, entra agora em sua etapa paulista.
Batizado de ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes), o projeto organiza questionários sobre a saúde do alunos e coleta outros dados com os responsáveis e a escola. Além disso, são tiradas as medidas dos estudantes e um exame de sangue também é realizado.
– Confira aqui a cartilha do projeto ERICA
Segundo a responsável pelo estudo em São Paulo e professora da Escola de Enfermagem da USP, Elizabeth Fujimori, “o objetivo do ERICA, que avaliará 75 mil estudantes de todo o país, é conhecer a frequência e magnitude de problemas de saúde como obesidade, diabetes, hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular em adolescentes de 12 a 17 anos. Os resultados servirão de base para a elaboração de políticas públicas para o controle e a prevenção de doenças cardiovasculares nesse grupo”.
A USP é responsável pelo projeto em São Paulo. Cerca de 120 escolas do Estado, incluindo unidades de ensino municipais e privadas participarão do estudo. Dessas, mais de 80 são da rede estadual de ensino, e irão participar do levantamento até o fim de maio.