• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/03/2018
A2img/Daniel Guimarães
Notícia

Etec Parque da Juventude recebe exposição sobre o Carandiru

Etec conta a partir de agora com um ambiente voltado à memória cultural do antigo presídio

Você já visitou um presídio ou teve curiosidade de saber como é a vida de um detento? Alunos e professores,  já podem conferir o Espaço Memória Carandiru, localizado na Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, na zona norte da capital.

Mais informações aqui

Construída no endereço onde funcionava a Casa de Detenção de São Paulo, a Etec conta a partir de agora com um ambiente voltado à memória cultural do antigo presídio, desativado em 2002.

O espaço, organizado por alunos e professores do curso técnico de Museologia, foi instalado no piso térreo, onde havia a enfermaria da penitenciária, e ainda preserva traços de sua arquitetura. No local, o visitante poderá ver diversos objetivos que faziam parte da rotina dos detentos: portas com pinturas artísticas, utensílios de cozinha, máquina de tatuagem, artigos religiosos e camisas de futebol.

“O trabalho dos alunos e dos professores na criação deste espaço servirá de modelo para outras iniciativas nacionais e internacionais voltadas à preservação da memória”, afirma a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

O acervo foi disponibilizado pela fotógrafa Maureen Bisilliat, que realizou projetos com a população carcerária entre 1980 e 1990.

A coordenadora do curso de Museologia da Etec Parque da Juventude, Cecilia Machado, destaca a criatividade dos detentos nos momentos de ociosidade na prisão: “Além de remontar o cenário onde viviam os presos, o local apresenta uma série de objetos criados por eles, mostrando a expressão artística e a criatividade dos detentos diante das limitações prisionais”.

O Espaço Memória Carandiru é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza, o Museu da Casa Brasileira e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O projeto, financiado com recursos do Programa de Ação Cultural (Proac), é aberto ao público com visitas agendadas por e-mail.