sexta-feira, 17/09/2004

Evento comemora entrega de padarias artesanais para a região de São João da Boa Vista

Primeira-dama e secretário adjunto prestigiam cerimônia de implantação do programa do Fussesp O tempo quente não desanimou a comunidade da E.E. Coronel Joaquim José, de São João da Boa Vista, […]

O tempo quente não desanimou a comunidade da E.E. Coronel Joaquim José, de São João da Boa Vista, na festa de entrega de 129 kits de Padarias Artesanais, um programa do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), para a região. A presença da primeira-dama e presidente do Fundo, Lu Alckmin, e do secretário-adjunto, Paulo Barbosa, na cerimônia foi bastante comemorada. Ambos foram recebidos ao som de Brasileirinho, tocado por um grupo de cavaquinhos formado por alunos da EE Prof. Renê Albers, pertencente à DE de Pirassununga.

O programa do Fussesp prevê a instalação de padarias artesanais em toda a rede estadual de ensino por meio do Programa Escola da Família, que abre as portas das escolas estaduais durante os finais de semana, transformando-as em centro de lazer, cultura e esporte para toda a população.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o prefeito e a primeira-dama do município, Laert de Lima Teixeira e Geisa Pulucci Teixeira; as dirigentes das DEs de São João da Boa Vista, Profª Maria Helena Beli, de Mogi Mirim, profª Elen de Freitas Vasconcelos, de Pirassununga, profª Neide Pinheiro, além da coordenadora executiva do Escola da Família, Cristina Cordeiro, e do deputado estadual Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa do Estado.

O coral de estudantes Itavoz, da EE Profª Cleide da Fonseca Ferreira, de Moji Guaçu, abrilhantou a festa entoando o Hino Nacional e vários depoimentos de participantes das oficinas de Padarias Artesanais emocionaram o público presente. E não faltaram as justas homenagens à primeira-dama, ao secretário adjunto e ao prefeito, grandes incentivadores do projeto.

A diretora da E.E. Coronel Joaquim José agradeceu à D. Lu pelas oportunidades geradas pelo programa das padarias e ressaltou a importância do kit como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa, já que funciona como fonte geradora de renda para as comunidades menos favorecidas.

Paulo Barbosa destacou a importância da participação da família nas escolas, que colabora, inclusive, com a diminuição dos índices de evasão escolar. O secretário adjunto ainda citou D. Helder Câmara: “Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto torna-se realidade”, afirmando que esse é o espírito do Escola da Família.

A primeira-dama se emocionou ao relatar a trajetória de criação do Programa de Padarias Artesanais. “Era triste ouvir de pessoas carentes que elas tinham fome, sem dinheiro sequer para comprar pão. Foi assim que a idéia foi se consolidando”, contou. D. Lu destacou que o programa não teria resultados positivos sem a participação de todos os envolvidos. “Parabéns a todos. O empenho de vocês é o grande responsável pelo sucesso do programa”.

Ao final da cerimônia todos se encantaram com os produtos desenvolvidos pela comunidade da região. Belas cestas de pães, doces e salgados, deixaram as autoridades com água na boca. Não faltaram suspiros quando as delícias foram saboreadas.

Ellen Alaver