• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/02/2004
Últimas Notícias

Evento da Fundação Nestlé premiará alunos de Santa Bárbara D’Oeste

A cerimônia de premiação das escolas vencedoras do Projeto Viagem Nestlé pela Literatura será realizada no próximo dia 12, às 19 horas, no Auditório da Expo Center Norte, dentro da […]

A cerimônia de premiação das escolas vencedoras do Projeto Viagem Nestlé pela Literatura será realizada no próximo dia 12, às 19 horas, no Auditório da Expo Center Norte, dentro da Expo Fome Zero – São Paulo. A Escola Estadual Comendador Emílio Romi, de Santa Bárbara D’Oeste, representará o Estado de São Paulo, como uma das 10 premiadas em todo o Brasil.

A escola foi uma das vencedoras entre 12 mil participantes – incluindo instituições particulares – com o trabalho “Tear Literário”, elaborado por alunos do 3º ano do Ensino Médio. Eles serão premiados com medalhas, além de receber um total de R$ 1 mil. Cada professor que participou do projeto escolhido receberá R$ 10 mil.

O trabalho dos estudantes de Santa Bárbara teve como ponto de partida a leitura de três obras de referência na literatura brasileira – Contos Contemporâneos Brasileiros, Coleção de Poesias de João Cabral de Melo Neto e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Foi uma forma de se encaixar ao tema do concurso, denominado “Fome de Solidariedade.”

Após debates sobre o conteúdo dos livros, relacionando-os a aspectos da essência humana, os alunos descobriram na solidariedade uma das bases para uma sociedade mais fraterna. E assim, por iniciativa própria, criaram grupos de apoio para visitar asilos e instituições de caridade da região.

O envolvimento com o mundo mágico e enriquecedor da leitura serviu como elemento propulsor para os jovens. “Baseados nas temáticas observadas, eles interagiram com os personagens e criaram soluções para várias questões”, observou a professora Concilia Celsa Cerântola Albino, coordenadora dos trabalhos.

Anualmente, a Fundação Nestlé realiza este concurso. A entidade envia o material para as escolas elaborarem projetos literários relacionados a determinado assunto. Para a cerimônia, os alunos viajarão no dia 12 e terão o transporte e a hospedagem pagos pela fundação.

 EUGENIO GOUSSINSKY