• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/11/2010
Últimas Notícias

Evento encerra projeto sobre cultura africana e exibe trabalhos de alunos

Projeto “Um pouco de nós, um pouco da África”, da EE Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha, teve cerimônia de encerramento e exposição neste sábado; alunos apresentarão trabalhos de artesanato, […]

Projeto “Um pouco de nós, um pouco da África”, da EE Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha, teve cerimônia de encerramento e exposição neste sábado; alunos apresentarão trabalhos de artesanato, receitas típicas e número musical

Foi realizado neste sábado (27/11), na Escola Estadual Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha, do Jardim Ester, capital de São Paulo, o evento de encerramento do projeto “Um pouco de nós, um pouco da África”. Durante o encontro, os trabalhos produzidos pelos alunos – como máscaras africanas, bonecos, pratos típicos da culinária do continente e até um número musical – serão expostos e apresentados pelas próprias crianças. O projeto, idealizado em 2007 pela professora Rérida Maria Morena Marzola, envolve todos os alunos da escola, de 1ª a 4ª séries, e tem como principal objetivo criar uma consciência de respeito à diversidade racial entre os estudantes.

De acordo com Doralice Chioccola, supervisora de ensino na Diretoria Centro Oeste, o projeto é um exemplo bem sucedido de como uma idéia despretensiosa pode abrir caminhos a novas propostas pedagógicas. “Quando o projeto foi iniciado, houve certa resistência mas, pouco a pouco, todos começaram a se envolver. O resultados nestes três anos foram tão bons que a partir de 2008 ele projeto foi incorporado à grade pedagógica da escola”, comenta.

Todos os anos, portanto, os alunos participam de oficinas de arte, encontros para discussão, assistem a filmes e palestras e trabalham em equipe, tudo dentro do processo de aprendizagem. Além de professores e alunos, a comunidade também se envolveu em diversas fases do projeto. “Os pais auxiliam os filhos na produção de material, acompanham as apresentações e procuram estar sempre informados sobre as próximas etapas”, afirma Doralice.

O “Um pouco de nós, um pouco da África” foi incorporado ao plano de gestão 2007-2010 da escola e, como parte do projeto pedagógico, traz ao dia a dia da escola temas como religião, arte, cultura, culinária, música e dança. Segundo a direção da escola, o projeto estimula a parceria, a curiosidade e o entusiasmo ano a ano e, o evento do próximo sábado, sela mais uma etapa bem sucedida. O evento acontecerá das 9h às 12h30 na própria escola e será aberto a toda a comunidade.

Serviço

Quando:

27 de novembro de 2010

Onde:

Escola Estadual Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha – Rua Inácio Manuel Alvares, 697 – Jd. Ester – Rio Pequeno

Horário:

9h