sexta-feira, 26/04/2019

Evento Meninas SuperCientistas está com inscrições abertas

O cadastro pode ser feito até 5 de maio; podem participar alunas de escolas públicas ou privadas

Evento Meninas SuperCientistas, organizado por professoras e alunas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está com inscrições abertas até o dia 5 de maio. Podem participar alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Faça o cadastro aqui

As atividades ocorrerão em de junho deste ano em vários espaços do campus Barão Geraldo e no Museu Aberto de Astronomia, em Campinas.

Serão oferecidas oficinas, palestras e atividades práticas em diversas áreas do conhecimento para 50 meninas de escolas públicas e privadas. “Teremos quatro atividades por dia. Contaremos com a presença de professoras que falarão sobre como seguir com a carreira científica”, explica Anne Bronzi, professora da Universidade Estadual de Campinas, à TV Unicamp.

A iniciativa, inspirada em Meninas com Ciência das mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visa incentivar a trajetória na ciência, especialmente em segmentos de exatas e engenharias.

“A primeira edição em São Paulo foi realizada em 2017, na Universidade Federal de São Carlos. No ano passado, as atividades ocorreram na Universidade de São Paulo. Agora, conseguimos trazer o evento para a Unicamp. Nós focamos as ações em Ciências Exatas”, salienta Marcela Medicina, mestranda em Matemática e uma das organizadoras do evento na Unicamp.

A visita à instituição de ensino será uma oportunidade para conhecer a universidade. “Será uma atividade para conhecer a Unicamp e inserir as participantes no meio acadêmico. Elas conhecerão o Laboratório de Automação e farão a maior parte das atividades no Instituto de Matemática, além de visitar o Museu Exploratório de Ciências e o Museu Aberto de Astronomia”, afirma Juliane Baiochi, mestranda em Matemática.

Maria Gabriela Celani, professora da Unicamp, destaca que as mulheres têm espaço em todas as áreas. “Na Arquitetura, já existe um número maior de mulheres na graduação. Já na pós-graduação e na área de tecnologia, o panorama se inverte. Mostramos que as mulheres têm muita habilidade para lidar com a tecnologia”, explica.