• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/11/2013
Sociedade

Evento mundial de tecnologia na educação tem participação de gestores da secretaria

Encontro apresenta sugestões que contribuem com a inovação no ensino

“Tecnologia por tecnologia traz poucas mudanças para a educação. Mas quando se muda o enfoque pedagógico, a tecnologia se torna um suporte poderoso para os professores”.

É com essa frase que o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI), Sérgio Roberto Arruda, deu início ao debate sobre o impacto da tecnologia na educação, no Bett Latin America Leadership Summit, evento mundial de tecnologia na educação, que está sendo realizado na capital paulista.

O diretor explica que as bases do trabalho de inovação na sala de aula, desenvolvido em sua unidade, se sustentou nos pilares conteúdo, metodologia, tecnologia e gestão. Com isso, foi possível levar acessibilidade, mobilidade, laboratórios virtuais e remotos e simuladores para os alunos da unidade.

Esse é apenas um dos muitos exemplos que inspiram os visitantes que passarem pelo evento. Na Secretaria da Educação iniciativas inovadoras como essa já têm sido aplicadas.

“A Secretaria tem acompanhado o desenvolvimento tecnológico de várias formas e uma delas é por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores que oferece uma série de cursos por videoconferência e kit multimídias nas escolas para que educadores de todo Estado possam ter acesso a formação”, explica Silvia Galletta, coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP), presente no encontro de tecnologia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A gestora revela que existem mais projetos inovadores em andamento e destaca a importância de se discutir tecnologia na educação, em prol da qualidade de ensino, em encontros como a feira Bett. Para a coordenadora de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA), Ione Cristina Ribeiro de Assunção, o debate do tema amplia a busca de soluções.

 “Quando você está em uma empresa e quer seguir carreira é preciso acompanhar o mercado. O mercado da secretaria de Educação são os alunos, que chegam com uma bagagem repleta de conhecimentos tecnológicos. Por isso temos que aperfeiçoar e acompanhar esse desenvolvimento para oferecer educação de qualidade a todos”, afirma a coordenadora Ione.

Bett Latin America Leadership Summit

O objetivo do encontro global é promover a descoberta de tecnologia e conhecimento para um aprendizado permanente. O evento, que teve início ontem (31) e continua nesta sexta-feira (1), reúne pessoas envolvidas com a educação pública e privada da América Latina na busca por potencializar o aprendizado e inovar o ensino.