• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/08/2004
Últimas Notícias

Evento promoverá atividades físicas durante todo o dia 27 de agosto

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Celafiscs, realiza nesta sexta-feira, dia 27, a sétima edição do Agita Galera, programa […]

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Celafiscs, realiza nesta sexta-feira, dia 27, a sétima edição do Agita Galera, programa de exercícios que pretende mobilizar 10 milhões de pessoas. Escolas estaduais e comunidade terão atividades físicas e recreativas durante toda o dia.

O Agita Galera acontecerá simultaneamente nas 645 cidades paulistas. Na Capital, além das escolas, haverá atrações na praça Roosevelt e na estação Sé do Metrô, das 9h às 16h. Em todo o Estado, monitores do Agita promoverão atividades como alongamento, massagem, ginástica e brincadeiras tradicionais, além da distribuição de folhetos para conscientização da população sobre a importância da atividade física para a saúde.

Todas as escolas aproveitarão o dia para realizar atividades interdisciplinares sobre a importância dos exercícios. O Agita Galera tem o apoio da Unesco, que propõe para 2005 como tema o Ano Internacional da Juventude “Educação Física e Esporte”.

A edição deste ano do Agita Galera será alvo de estudo da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Pesquisadores da entidade farão uma avaliação do impacto do evento na comunidade escolar.

Importância da atividade física

A prevalência da inatividade física no estado de São Paulo é maior do que outros fatores de risco como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, ou seja, sedentarismo é o inimigo número um de saúde pública, como confirmado pela OMS. A prevalência de obesidade na infância e na adolescência tem se tornado uma preocupação constante entre educadores e profissionais de saúde pública, alimentação inadequada somada a inatividade física são os fatores que provocam esse quadro preocupante.

Em uma pesquisa realizada pela UNICEF em 2002 com 5280 adolescentes brasileiros, entre 12 e 17 anos de idade, mostrou que 62% dos meninos e somente 32% das meninas praticam esportes como atividades de lazer. Atividades sedentárias como assistir TV, ouvir música e ir passear na casa de amigos aparecem como principais atividades de lazer desses adolescentes. Interessante que durante uma intervenção realizada pelo programa Agita São Paulo durante um ano em uma escola particular mostrou que a participação das meninas em atividades físicas vigorosas aumentou significativamente, de 4,5% para 37,5%.

Outro fator que agrava essa situação é que esses escolares de 7 a 18 anos de idade, de escolas particulares e públicas, gastam em média 4 horas por dia assistindo TV, sendo que crianças de baixo nível sócio-econômico gastam mais horas assistindo TV: 4,2 horas por dia, do que as crianças de alto nível, as quais gastam 3,5 horas por dia:

Paralelo ao tempo de TV, foi determinado a aptidão física das mesmas crianças. Os resultados apontaram para uma relação inversa entre o tempo de permanência em frente à TV e a aptidão física: maior tempo de TV, pior potência aeróbica, força muscular, velocidade e maior quantidade de gordura corporal.