• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 31/10/2018
Agenda do secretário

Evento relembra a história do edifício que abriga a Secretaria da Educação

Encontro de Caetanistas reúne ex-alunos e professores de uma escola que se tornou símbolo da Educação no Estado

Nesta quarta-feira (31), a sede da Secretaria de Estado da Educação recebeu o IV Encontro de Caetanistas e II Encontro de Memória Escolar, Educação e Patrimônio. Na cerimônia, estiveram presentes ex-alunos e professores do Instituto de Educação Caetano de Campos, um dos mais tradicionais colégios que São Paulo já teve.

O intuito foi promover o reencontro das pessoas que passaram pela unidade de ensino e recuperar a história de uma escola referência para toda educação paulista.

O prédio, localizado na Praça da República, no centro da capital, foi o primeiro edifício escolar a ser construído no período republicano pelo governo estadual. João Cury, secretário de Estado da Educação, esteve presente no evento e ressaltou o peso que a instituição carrega até os dias de hoje para a rede de ensino.

“Uma memória fantástica dos tempos áureos da Educação do Estado de São Paulo. Hoje, o nosso grande desafio é usar esses bons exemplos que tivemos aqui e espalhar para todo o Estado de São Paulo”, disse o titular.

Em agosto de 1894, o edifício, com aspecto palaciano e monumental, foi inaugurado com o nome de Escola Normal Caetano de Campos. Nesses anos de existência, o local participou da formação de milhares de professores e de outros secundaristas.

Além disso, a unidade vivenciou conflitos políticos e pedagógicos, e sediou a fundação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

“Me sinto privilegiada em participar desse encontro de memórias e saudades. A vida do educador é assim: nós passamos e deixamos o bastão às próximas gerações para que elas possam dar continuidade a nossa história”, afirmou Cleide Bochixio, secretária adjunta da Educação de São Paulo.

Além das autoridades, pessoas que levam a memória afetiva do Caetano de Campos lembraram dos tempos em que percorriam os corredores do colégio. Ao final, também houve um relato sobre o encontro comemorativo dos formandos de 1968 do Instituto de Educação Caetano de Campos, evento que aconteceu no dia 26.