Os 40 anos longe dos livros estimularam novos objetivos para a ex-aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Luiza Miyoe Morinaga Yara. Em 2013, ela recebeu o certificado de conclusão do Ensino Médio, na E.E. João Alvares de Siqueira Bueno, localizada no bairro Jardim Tranquilidade e, logo depois, ingressou numa faculdade.
Com 61 anos de idade, Luiza Yara conta que nunca abandonou a vontade de retomar os estudos. “Eu tinha muita vontade de estudar, mas tinha apenas 10 anos de idade e não podia sair da minha cidade, chamada Bastos, interior de São Paulo. Meu pai tinha dificuldade de me levar para a escola. Sendo assim, fiquei sem estudar”, explica.
Depois de muitos anos, decidiu morar em São Paulo. Segundo ela, morar na capital paulista facilitou o seu retorno aos estudos. Atualmente, cursa o 4º semestre de Geografia e já traça novos objetivos. “Estou pensando em dar aula ou fazer algum concurso”, conta.
A inspiração para se tornar professora surgiu quando Luiza teve a oportunidade de acompanhar o trabalho dos professores, dentro da sala de aula, neste semestre. “Eu fiz estágio com dois professores e vi que é muito bom dar aula sim”, conta.
Ela destaca ainda que os professores foram essenciais para a sua trajetória nos estudos. “Os professores me incentivaram a continuar os estudos e não parar no meio do caminho. Terminei os estudos e me matriculei na faculdade”, conta.
“Muitos tentam desistir, e é um papel nosso como gestor, como professor e como funcionário de motivar os alunos a continuarem na EJA, pois a dificuldade deles é grande, já que muitos pararam de estudar há muito tempo”, conta a diretora da unidade escolar, Denise Bolleta.
Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. As aulas do Ensino Fundamental são abertas para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.