quarta-feira, 29/04/2015
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Ex-aluna da EJA conta como retornou aos estudos depois de 40 anos

Com 61 anos de idade, Luiza concluiu o Ensino Médio e ingressou numa faculdade

Os 40 anos longe dos livros estimularam novos objetivos para a ex-aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Luiza Miyoe Morinaga Yara. Em 2013, ela recebeu o certificado de conclusão do Ensino Médio, na E.E. João Alvares de Siqueira Bueno, localizada no bairro Jardim Tranquilidade e, logo depois, ingressou numa faculdade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com 61 anos de idade, Luiza Yara conta que nunca abandonou a vontade de retomar os estudos. “Eu tinha muita vontade de estudar, mas tinha apenas 10 anos de idade e não podia sair da minha cidade, chamada Bastos, interior de São Paulo. Meu pai tinha dificuldade de me levar para a escola. Sendo assim, fiquei sem estudar”, explica.

Depois de muitos anos, decidiu morar em São Paulo. Segundo ela, morar na capital paulista facilitou o seu retorno aos estudos. Atualmente, cursa o 4º semestre de Geografia e já traça novos objetivos. “Estou pensando em dar aula ou fazer algum concurso”, conta.

A inspiração para se tornar professora surgiu quando Luiza teve a oportunidade de acompanhar o trabalho dos professores, dentro da sala de aula, neste semestre. “Eu fiz estágio com dois professores e vi que é muito bom dar aula sim”, conta.

Ela destaca ainda que os professores foram essenciais para a sua trajetória nos estudos. “Os professores me incentivaram a continuar os estudos e não parar no meio do caminho. Terminei os estudos e me matriculei na faculdade”, conta.

“Muitos tentam desistir, e é um papel nosso como gestor, como professor e como funcionário de motivar os alunos a continuarem na EJA, pois a dificuldade deles é grande, já que muitos pararam de estudar há muito tempo”, conta a diretora da unidade escolar, Denise Bolleta.

Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. As aulas do Ensino Fundamental são abertas para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.