terça-feira, 07/06/2016
Pais e Alunos

TedxSãoPaulo: ex-aluna da rede é destaque em conferência sobre Educação

Camila Agone foi convidada para participar do ciclo de palestras

Com ciclo de palestras e conversas sobre Educação, o TEDxSãoPaulo, aconteceu na última segunda-feira (6), no Allianz Parque, e reuniu diversos palestrantes que compartilharam suas iniciativas educacionais inovadoras. Camila Agone, ex-aluna da rede estadual de ensino, premiada pela criação de uma pomada cicatrizante à base da planta Embaúba, figurou na lista de atrações e é inspiração para outros estudantes.

“Não importa o lugar de onde você vem, ou a escola que você estuda, se a escola é pública ou é particular. Se você tem um sonho e acredita que as coisas podem dar certo, se você se dedicar e correr atrás desse sonho, as coisas vão acontecer”, disse determinada.

Camila tem 18 anos, mas tinha 15 quando deu início ao seu projeto de iniciação científica na então E.E. Jardim Riviera (hoje E.E. Educador Pedro Cia), localizada em Santo André. Seu estudo consistia no desenvolvimento de uma pomada cicatrizante à base uma planta endêmica, típica da região. Seu projeto fazia parte de uma disciplina eletiva do Programa de Ensino Integral e a Unifesp deu subsídio para que ele acontecesse.

Segundo Camila, o apoio da sua família, da escola e da Unifesp, que acreditaram na sua ideia, foi fundamental para o sucesso posterior. Com um projeto que começou tímido, como descreveu a diretora da unidade escolar, Cleide Torres, a jovem foi duas vezes premiada e publicou um artigo científico na Revista InCiência.

“Para mim, é muito gratificante estar aqui em um evento como esse vendo uma ex-aluna minha com seu projeto de vida sendo construído. Ela é uma das alunas que tiveram grande sucesso, mas na escola eu tenho outros tantos alunos bem-sucedidos, com seus projetos de vida, com suas histórias de vida. E isso é o que mais nos importa”, disse a diretora.

Contrariando previsões, mas com objetivos claros, Camila não deu andamento na carreira de farmacologia, e foi além. Hoje, é graduanda em engenharia de energia pela UFABC (Universidade Federal do ABC). “Não me agrada nem um pouco saber que um país com uma extensão territorial tão grande, com tanta diversidade de climas, ainda recorre a termoelétricas em tempos de estiagem e ao mesmo tempo tem uma matriz energética com tão pouca variação. O meu sonho é trabalhar com energias renováveis e mudar a cara do Brasil em termos de matriz energética”, disse.

Evento teve apoio da Secretaria da Educação

O TED é um evento que acontece no mundo inteiro, desde a década de 1980, que começou na Califórnia. Desde então, o evento vem juntando e espalhando ideias de pessoas que realmente querem mudar o mundo. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, participou como apoio institucional ao TEDxSãoPaulo, essa versão independente da conferência original. “Essa parceria é muito importante porque mobiliza a rede toda para participar de eventos que têm reconhecimento no mundo todo, como esse”, disse Ana Carolina Lafemina, porta-voz da educação.