segunda-feira, 12/09/2011

Ex-aluna do CEL ingressa na faculdade de medicina em Cuba

Para a estudante, que se formou em espanhol no centro de línguas, o curso fez a diferença na seleção para o Ensino Superior internacional A estudante Fiama Jéssica Francieli Cardoso […]

A estudante Fiama Jéssica Francieli Cardoso Rapette, 18 anos, representa o sucesso e a importância do Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Secretaria de Estado da Educação. A aluna conseguiu classificar-se entre os dez brasileiros que foram aprovados para cursar medicina em Cuba, na Escola Latino Americana de Medicina (ELAM). Parte do processo seletivo foi uma entrevista realizada em espanhol com o conselheiro da embaixada do País. Fiama se destacou e saiu-se muito bem na conversação via telefone graças ao curso do idioma que realizou no CEL.

A aprendizagem da língua estrangeira promovida pelo programa da secretaria mudou o rumo do destino da jovem a levando para Havana. Ela cursou espanhol no CEL sediado na Escola Estadual Virgínia Ramalho, no município de Ourinhos, onde morou a vida toda. A carga horária do curso foi de 480 horas, totalizando três anos de estudo.

Segundo a aluna, aprender o idioma fez a diferença para disputar uma das dez vagas disponibilizadas pelo Programa de Bolsa de Estudos do Governo Cubano no Brasil, entre os 500 brasileiros inscritos no processo seletivo. “A aprendizagem deste idioma foi decisiva para o meu ingresso na ELAM e, só assim, pude concretizar o meu sonho de fazer medicina”, conta a aluna que pretende se especializar em pediatria.

O processo seletivo para o ingresso na Escola Latino Americana de Medicina incluía essa entrevista em espanhol com o conselheiro da Embaixada de Cuba, que ficou surpreso e mencionou, após a conversa, o domínio e a facilidade com que a aluna expressou-se em língua espanhola. Todos os estudantes que ingressam na faculdade têm um período para adaptação e assimilação do idioma. Durante um ano, eles têm aulas de espanhol na faculdade para se familiarizar com o idioma.

Entretanto, a aluna já mostrou-se pronta na conversação. No diálogo, Fiama colocou em prática todo o conhecimento adquirido com o curso, dominando as habilidades linguísticas necessárias para responder aos questionamentos da entrevista.

A estudante cursou a rede pública de ensino do Estado de São Paulo durante toda a vida escolar. Ela começou na EMEI Angelina Perino, depois fez o Ensino Fundamental na EMEF Adelaide Pedroso Racanello, cursou o Ensino Médio na ETEC Jacinto Ferreira de Sá, onde também fez o curso técnico de informática.

Recepção e discurso

Na chegada a Havana, Fiama foi recepcionada com outros estudantes de diversos países, numa festa de boas vindas. Antes de embarcar para Cuba, no dia 25 de agosto, para iniciar o curso de medicina, ela participou da solenidade de formatura dos alunos do curso de espanhol e francês da unidade escolar onde estudou, realizada no recinto do Parque de Exposições Olavo Ferreira de Sá, em Ourinhos.

A jovem aproveitou a oportunidade para fazer um discurso aos estudantes, pais, familiares e amigos, sobre a importância de dominar um idioma. Ela ainda incentivou os formandos a dar continuidade aos estudos e, em especial, valorizar o ensino de línguas estrangeiras no Brasil.

A jovem sempre foi uma aluna exemplar, segundo Ednéa Aparecida da Silva Bueno, coordenadora do CEL da unidade escolar Virgínia Ramalho. “O sucesso de Fiama mostra que a aprendizagem de um idioma estrangeiro abre muitos horizontes e pode ser decisivo em um processo seletivo. Ela é um orgulho para nós e um exemplo para os alunos”, afirma orgulhosa.

Sobre os CELs

O Centro de Estudos de Línguas proporciona ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês. O curso de inglês é destinado somente aos estudantes do Ensino Médio.

A iniciativa foi expandida e terá 142 novas unidades que entrarão em funcionamento até o início de 2012, em todo o Estado. A medida representa um investimento total de R$ 13 milhões e ampliará o número de centros, que passará dos atuais 106 para 248 em todo o Estado, contemplando também cidades com população inferior a 50 mil habitantes. Dessa forma, o programa aumentará de 60 mil para 100 mil o total de alunos beneficiados, que terão a oportunidade de aprender um novo idioma.

Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, dividido em dois semestres de 120 horas de aula cada um, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com duração total de 480 horas. São ministradas quatro aulas semanais de 50 minutos de duração, em diferentes horários para facilitar o comparecimento dos alunos que trabalham.