• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 05/10/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Ex-aluno da rede estadual e hoje pesquisador da NASA visita sede da Educação

Ivan Gláucio Paulino Lima foi aluno de duas escolas públicas de Marília

Quem nunca ouviu ou leu esta frase: “tudo o que um sonho precisa para ser realizado, é alguém que acredite que ele possa ser realizado”? Clichê ou não, cada palavra desta frase pode ajudar a resumir a história de Ivan Gláucio Paulino Lima, pesquisador da NASA (Agência Espacial Americana) que esteve no prédio Caetano de Campos, sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na última segunda-feira (3).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para chegar aquela que é uma das maiores empresas do planeta, Ivan teve que ralar na E.E. Professor Amílcare Mattei, situada no município de Marília. Antes de entrar na universidade, porém, o pesquisador também passou pelas escolas Carlota de Negreiros Rocha, – unidade estadual que atingiu melhor índice no Ideb em 2015, com percentual de 8,3 – e Olga Maria Gasparotto Simonaio (atual Ceeja Sebastiana Ulian Pessine). “A escola é a primeira mediadora entre o aluno e o conhecimento. Por isso, é essencial que os jovens aproveitem o apoio dos professores”, afirmou Ivan. 

“O conselho que eu dou é que o aluno identifique o quanto antes uma paixão intrínseca por alguma área do conhecimento, estude e pesquise a fundo essa profissão e aproveite as oportunidades que tiverem”, destacou.

No fim do mês de setembro, Ivan esteve de volta à unidade de ensino de origem para conversar com alunos, professores e gestores sobre o concurso de estações espaciais da NASA. “Foi muito gratificante voltar e rever o ambiente em que dediquei muitas horas de estudos. Espero que, daqui para frente, os alunos tenham uma participação efetiva neste concurso e, com isso, estejam mais preparados para o mundo de constante transformações tecnológicas em que vivemos”, concluiu o pesquisador. 

Concurso sobre estações espaciais

A iniciativa é aberta a alunos da rede estadual paulista com até 18 anos e tem o objetivo de estimular a curiosidade de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia.

Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental os candidatos devem produzir um desenho. Nos demais ciclos a proposta é a elaboração de projetos de assentamentos orbitais, como casas permanentes e autossuficientes. Os trabalhos devem ser enviados aos Estados Unidos até 1º de março de 2017. Todos os participantes recebem certificado da NASA. O grande vencedor receberá prêmio de 3 mil dólares e um convite para apresentar o trabalho na reunião da Sociedade Espacial Americana.

Clique aqui e saiba mais sobre o concurso.

Os jovens interessados em obter informações sobre o concurso com o pesquisador podem enviar um e-mail para ivan.g.paulinolima@nasa.gov.