Entre as ações programadas estão a criação de um selo comemorativo, produzido pelos alunos atuais, e a realização de encontros entre os ex-alunos. Um baile de gala, programado para agosto com toda a comunidade escolar, fechará as comemorações
Desde dezembro do ano passado, um pequeno grupo de ex-alunos que estudaram na EE Ministro Costa Manso, no Itaim, Zona Sul da Capital, nas décadas de 60, 70 e 80 tem voltado à escola todas as semanas. O motivo: traçar um plano para reunir o maior número de ex-alunos para as comemorações do cinqüentenário da unidade.
Usando a internet, o grupo já conseguiu contatar 380 pessoas, que já confirmaram presença nos quatro encontros das turmas programados até agosto. “Até lá, vamos tentar localizar o maior número de pessoas”, diz Sandra Bolguese, 52, aluna do Costa Manso entre os anos de 1967 e 1974. Outros ex-alunos podem entrar em contato com a comissão organizadora dos eventos por meio do site www.costa50anos.com.br. Além dos ex-alunos, a comissão também busca ex-professores da escola, que serão homenageados nos encontros.
Alunos atuais
Além de reunir as antigas turmas, o projeto do Cinqüentenário também busca aumentar a auto-estima dos alunos atuais. “Vamos envolver os alunos com o projeto, para que eles adquiram mais carinho pela escola e para que possamos resgatar antigos valores da educação”, explica a diretora da unidade, Oneida Fioriti.
Oneida explica que, diferentemente do que ocorria no passado, quando os alunos moravam perto da escola e se envolviam com as atividades escolares, hoje o quadro é outro. “Temos 1200 alunos do ensino médio e mais de 90% são alunos que moram em bairros do entorno ou que trabalham na região. Então, eles não criam um laço afetivo com a escola”, diz a diretora.
Para aumentar o envolvimento dos alunos com as comemorações, a direção da escola e a comissão de ex-alunos também planejam realizar gincanas culturais e atividades esportivas com os alunos durante as festividades.
“O envolvimento dos alunos já pode ser sentido. Tivemos recentemente a escolha do logotipo para o cinqüentenário e todos votaram nos projetos apresentados”, diz Maria Lúcia Panossian, 36 anos, que também foi aluna na escola, em 1988, e que atualmente dá aulas na unidade.
Resgate histórico
“Também temos o objetivo de fazer um resgate da história da escola, que foi sendo deixada para trás ao longo dos anos”, diz o ex-aluno e artista plástico José Eduardo Contreiras. Para isso, Contreiras que é artista plástico e estudou na escola entre os anos de 1969 e 1972, planeja realizar, juntamente com os alunos, um grande painel retratando fatos importantes na vida da escola. “Seria uma espécie de linha do tempo retratando os principais acontecimentos”, explica.
Também é parte do projeto de comemoração dos 50 anos do Costa Manso, a recuperação dos painéis das paredes do pátio interno da escola, que foram produzidos há 35 anos pela então aluna e hoje artista plástica Mariana Martins.
Continuidade
A participação dos ex-alunos na EE Ministro Costa Manso não deve cessar ao fim das comemorações do Cinqüentenário. Segundo Sandra Bolguese, um dos pontos principais do projeto é que os ex-alunos possam continuar colaborando com a escola a partir de suas experiências profissionais e pessoais. “Queremos criar ciclos de palestras de ex-alunos, cursos e até programas de orientação para os alunos”, diz.
Histórico
Localizada na rua João Cachoeira, no Itaim Bibi, na Zona Sul, a EE Ministro Costa Manso iniciou suas atividades em janeiro de 1957. Inicialmente, a unidade atendia aos alunos do “Ginásio”, hoje conhecido como 2º ciclo do ensino fundamental. Em 1962, a escola estendeu esse atendimento até o “colegial”, hoje ensino médio.
Desde 1973, porém, a unidade foi deixando de atender as séries do ensino fundamental, até que em 1977 passou a dedicar-se somente ao ensino médio.
Até hoje, passaram pela escola figuras importantes, que se destacam em diversas áreas, como Elizabeth Carmona, ex-diretora da TV Cultura, a artista plástica Mariana Martins, o jornalista Juca Kfouri, os apresentadores Eliana (Record) e Milton Leite.
Veja programação:
31/03/2007: ex-alunos de 1957 a 1976
28/04/2007: ex-alunos de de 1977 a 1986
26/05/2007: ex-alunos de de 1987 a 1996
30/06/2007: ex-alunos de de 1997 a 2006
Baile de Gala e solenidades, com a participação de todos:
– Data: sábado, 25 de agosto de 2007 às 21 h
– Local: a ser definido.