• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/05/2016
Pais e Alunos

Ex-interno da Fundação Casa é revelação da Feira de Ciências da rede estadual

Projeto foi elaborado quando estudante cumpria medida socioeducativa

Um giz foi responsável pela ‘revolução’ na vida de um estudante da rede estadual. Jonathan Felipe da Silva Santos, ex-interno da Fundação Casa na região de Araçatuba, foi escolhido a revelação da Feira de Ciências da Educação de São Paulo. Para a competição aberta a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio de todo o Estado, Jonathan formulou um composto para correção da acidez do solo feito à base de resíduo de giz. O trabalho foi um dos seis finalistas da edição 2016, encerrada na última segunda-feira (9).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além de garantir um lugar no pódio, a dedicação ao estudo (e mais uma vez, o giz) também abriu um caminho promissor ao jovem. Agora, já fora da Fundação, Jonathan quer ir mais longe. A ideia é cursar a faculdade de Medicina Veterinária nos próximos anos. Para o jovem, boa parte dessas conquistas foi possível graças ao apoio dos educadores.

Vencedores 2016

Neste ano, o prêmio foi entregue a Leandro Leomar Borges Rastelli, da E.E. Afonso Cáfaro, em Fernandópolis. O projeto intitulado “Comigo-ninguém-pode, muito menos o Aedes” tem como resultado final a formulação de um inseticida criado a partir da planta para o combate ao mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Com apenas 15 anos, o estudante já tem expectativas para o futuro.

Clique aqui e veja a lista de vencedores da Feira de Ciências da rede estadual em 2016

Os outros dois lugares do pódio foram conquistados por estudantes dos Vales do Paraíba e do Ribeira. Com a criação de um telhado que filtre a água da chuva, os alunos da E.E. Newton Câmara Leal Barros, de Taubaté, garantiram o segundo lugar. Um grande exemplo de reciclagem, o projeto dos estudantes da E.E. Maria Santana de Almeida, do município de Sete Barras, foi o terceiro colocado da feira. Os alunos criaram um tijolo feito a partir da reciclagem de papelão e uso de bananeiras.

Como premiação, os finalistas visitariam nesta terça-feira (10) o Instituto Butantan e o Catavento Cultural, na capital. Os alunos também ganharam cursos, kits e participaram da Semana de Tecnologia Digital promovida pela CISCO no Rio de Janeiro. A empresa é parceira da Feira de Ciências. Os dois primeiros colocados participaram ainda da Mostra de Ciência e Tecnologia, no Rio Grande do Sul.