• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/07/2009
Últimas Notícias

Ex-secretárias passam a integrar Conselho Estadual de Educação

Governador também nomeou para o Conselho o diretor da Faculdade de Direito da USP O governador José Serra nomeou três ex-secretárias de Estado da Educação para compor o Conselho Estadual […]

Governador também nomeou para o Conselho o diretor da Faculdade de Direito da USP

O governador José Serra nomeou três ex-secretárias de Estado da Educação para compor o Conselho Estadual de Educação a partir de agosto, quando acontece a primeira reunião de trabalho do segundo semestre. São elas: Maria Helena Guimarães de Castro, Maria Lúcia Vasconcellos, e Rose Neubauer. João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito da USP, também foi nomeado membro titular do Conselho. “A experiência das ex-secretárias é valiosa”, diz o secretário de Estado da Educação Paulo Renato de Souza. “Elas darão uma contribuição muito especial à Educação de São Paulo com suas participações no Conselho”, completa.

Conforme define a lei Estadual nº7.940/67, o Conselho Estadual de Educação renova 1/3 de seu corpo deliberativo em agosto próximo. Serão quatro novos membros e cinco reconduzidos aos postos. O conselho conta com 24 personalidades de instituições ligadas à Educação, cada uma com mandato de três anos, renovando-se sempre no mesmo mês, a cada três anos para os titulares e a cada dois para os suplentes.

Suelly Alves Maia, presidente estadual da Unidime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, vice-reitora do Centro Universitário Anhanguera, assumem as suplências.

Em recondução aos postos titulares estão Ana Luísa Restani, superintendente executiva da Fundação Bradesco, Eunice Ribeiro Durham, professora titular em Ciências Sociais da USP, Mario Vedovello Filho, mestre e professor em odontologia, Pedro Kassab, ex-presidente do Conselho, e a escritora Suzana Tripoli. À suplência foram reconduzidos: Roque Theophilo Junior, professor titular e corregedor Geral da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Severiano Garcia Neto, presidente do Sindicato dos Supervisores do Magistério.

Criado há 42 anos, o Conselho Estadual de Educação tem como função primária regulamentar a execução de recursos e normatizar o funcionamento das unidades de ensino. Está dentro de suas atribuições orientar a política educacional do Estado, regulamentar as bases e diretrizes discutidas no Conselho Nacional de Educação, ordenar o Sistema de Ensino em diversos níveis.

Como fica a composição do Conselho Estadual de Educação:

Presidente
ARTHUR FONSECA FILHO
Vice-Presidente
JOÃO CARDOSO PALMA FILHO 
 
Conselheiros
· ANA LUÍSA RESTANI
· ANGELO LUIZ CORTELAZZO
· ARTHUR FONSECA FILHO
· CUSTÓDIO FILIPE DE JESUS PEREIRA
· DÉCIO LENCIONI MACHADO
· EDUARDO MARTINES JUNIOR
· EUNICE RIBEIRO DURHAM
· FRANCISCO JOSÉ CARBONARI
· HUBERT ALQUÉRES
· JOAQUIM PEDRO VILLAÇA DE SOUZA CAMPOS
· JOÃO CARDOSO PALMA FILHO
· JOÃO GRANDINO RODAS
· LUIZ EDUARDO CERQUEIRA MAGALHÃES
· MARCOS ANTONIO MONTEIRO
· MARIA AUXILIADORA A. PEREIRA RAVELLI
· MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO
· MARIA LUCIA VASCONCELLOS
· MÁRIO VEDOVELLO FILHO
· MAURO DE SALLES AGUIAR
· NINA BEATRIZ STOCCO RANIERI
· PEDRO SALOMÃO JOSÉ KASSAB
· ROSE NEUBAUER
· SÉRGIO TIEZZI JÚNIOR
· SUZANA GUIMARÃES TRIPOLI
 
Conselheiros Suplentes
· SUELI ALVES MAIA
· MARIA ELISA EHRHARDT CARBONARI
· ROQUE THEOPHILO JÚNIOR  
· SEVERIANO GARCIA NETO
· FERNANDO LEME DO PRADO