quinta-feira, 18/08/2011
Livros

Experiência na rede estadual é tema de livro lançado por professores nesta sexta-feira

A publicação “Sampa: um laboratório para mestres, alunos e visitantes” foi elaborada a partir do trabalho dos irmãos Gerson Vieira Camelo e José Vieira Camelo Filho em escolas estaduais O […]

O lançamento acontece nesta sexta-feira (19/08), a partir das 19h30, na Escola Estadual Profº Emygdio de Barros, na zona norte da capital

As experiências de dois professores da rede estadual com aulas em campo desenvolvidas em diversos pontos da capital serviram de material para o livro “Sampa: um laboratório para mestres, alunos e visitantes”, que será lançado nesta sexta-feira (19/08), a partir das 19h30, na Escola Estadual Profº Emygdio de Barros, no Butantã. Elaborada pelos irmãos Gerson Vieira Camelo e José Vieira Camelo Filho, a obra trata da cidade de São Paulo, com uma abordagem temporal e espacial, e propõe uma viagem pelos marcos históricos da cidade, desde caminhos percorridos pelo padre José de Anchieta, no século XVI, passando pelo Teatro Municipal de São Paulo, Parque do Ibirapuera, Edifício Copan e Memorial da América Latina até a construção do contemporâneo Museu do Futebol.

O intuito da publicação, de acordo com os autores, é servir como laboratório para o desenvolvimento de aulas extraclasse destinadas a alunos de todos os níveis escolares, assim como apontar as virtudes e contradições existentes no interior da maior cidade dos trópicos. “É importante tirar os alunos da sala de aula e mostrar como a transformação se deu no seu entorno, na cidade”, explica José Vieira Camelo Filho, mais conhecido como Zuza, professor de geografia na Escola Estadual Profº Emygdio de Barros.

A publicação traz um mapa da São Paulo de Piratininga do ano de 1.800 e relaciona 16 pontos geográficos e históricos que simbolizam a cidade e foram visitados pelos docentes e seus alunos nas atividades extraclasse. “Sempre demos aula em campo. Assim, resolvemos reunir todo o material desenvolvido neste livro, que foi pensado não só para professores e estudantes, mas também para todas as pessoas interessadas em conhecer a história de São Paulo”, salienta Zuza, que atua na rede há 30 anos.

“As pessoas pouco conhecem a cidade. As mudanças acontecem muito rapidamente e não são percebidas. Nossa intenção é que elas passem a observar melhor as transformações que ocorrem na cidade e no próprio bairro”, complementa Gerson Vieira Camelo, que atua na rede estadual há 11 anos e hoje ministra aulas de inglês na Escola Estadual Almeida Júnior.

Serviço

Evento: Lançamento livro “Sampa: um laboratório para mestres, alunos e visitantes”

Data: 19 de agosto de 2011 (6ª feira)

Horário: das 19h30 às 21h30