sexta-feira, 01/10/2004

Experiências de sucesso do Programa Escola da Família

Com o intuito de divulgar as ações que acontecem nas Unidades Escolares aos finais de semana, confira algumas experiências de sucesso do Programa Escola da Família, que se espalham pelos […]

Com o intuito de divulgar as ações que acontecem nas Unidades Escolares aos finais de semana, confira algumas experiências de sucesso do Programa Escola da Família, que se espalham pelos 645 municípios do Estado. É possível perceber que cada vez mais os quatro eixos do Programa (esporte, cultura, saúde e qualificação para o trabalho) estão potencializados dentro da escola e estimulados por todas as comunidades participantes.

Neste um ano de realizações, com a abertura durante os finais de semana, o contato entre as pessoas – alunos, pais, professores, voluntários, ex-alunos e pessoas da comunidade local – e o ambiente foram se consolidando. Com essa responsabilidade, o Programa Escola da Família gera inúmeros benefícios para toda a comunidade, que aprende a interagir e a respeitar o outro e o espaço privilegiado que é a escola.

Mais de 150 Educadores Universitários participaram da 1ª Capacitação de Jogos Cooperativos

A Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba iniciou dia 25 de setembro a primeira fase de capacitações de “jogos cooperativos”, para todos os profissionais que atuam no Programa. A Capacitação foi planejada e desenvolvida tendo a Equipe de Fortalecimento de Educação Física e Artística como principais atores.

O trabalho da Coordenação Regional tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar todos os profissionais sobre a importância em oferecer à comunidade, atividades cooperativas (eixo esporte), incluindo e acolhendo todas as pessoas de diferentes faixas etárias, voltadas para a cultura da paz, com ações educativas para a prática da participação e cooperação.

As capacitações estarão acontecendo até dia 21 de novembro, quando após quatro módulos por turma todos os bolsistas estarão se organizando com os demais profissionais para iniciar as atividades nas escolas.

Programa Escola da Família na Fazenda Taquarussu em Santo André foi um sucesso

A Fazenda Taquarussu está localizada a 5 quilômetros do bairro de Paranapiacaba, e abriga 20 famílias de trabalhadores rurais e seus filhos, que estudam em uma escola montada na própria fazenda. O Governo do Estado de São Paulo mantém a parte pedagógica através da EE Lacerda Franco.

No último domingo, dia 26 de setembro, a Equipe Regional do Programa Escola da Família encaminhou o assistente técnico pedagógico, o coordenador de área, professores de Arte e Educação Física, educadores profissionais e universitários desta unidade escolar, para a realização do evento intitulado “Manhã da Família”, que aconteceu na Fazenda Taquarussu.

Foram desenvolvidas atividades como: apresentação da fanfarra, oficina de arte (construção de brinquedos populares utilizando material reciclado, construção de bonecos e animais do sítio utilizando lã), esportes (peteca, frescobol, vai-vem, corda, voleibol, futebol de campo, boliche), sorteio de brindes e doces (doação dos parceiros da cidade de Santo André) e apresentação de dança dos alunos da Fazenda Taquarussu. O evento recebeu, aproximadamente, 100 pessoas entre crianças e adultos.

A Diretoria de Ensino de Osasco promoverá III e IV Capacitação para Educadores Universitários

Serão promovidas duas capacitações para educadores universitários, uma envolvendo o Eixo Cultura e a outra o Eixo Esporte. O objetivo do encontro é criar um espaço para troca de experiências entre os Universitários e proporcionar um momento de aprendizagem.

A primeira Capacitação será realizada no dia 17 de outubro na EE José Liberatti, onde a Equipe do Programa realizará oficinas de: Pintura em Vidro, Pintura em Pedra, Pintura em Tecido, Pintura em Camiseta, Vela em Gel, Oficina de Música, Oficinas de Pintura em Telha, Pintura em Jeans, Pintura de Giz e Carvão, Oficina de Enfeites de Chocolate, Oficina de Truco, Oficina de Informática, Xadrez, Teatro, Oficina de Meio Ambiente (trabalhando o tema Água) e apresentações de dança e fóruns de Debates.

A segunda Capacitação será um Workshop de Educação Física, ministrado pela Equipe de Fortalecimento, com atividades de Vôlei, Futsal, Lazer e Recreação, Elaboração de Projetos, Handball, Jogos com Sucata, Jogos de Salão, Ginástica Laboral, Basquete e Condicionamento Físico com direito a Certificado de participação para todos Educadores Universitários.

Thais Liberato