• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/08/2005
Últimas Notícias

Experiências de sucesso marcam o segundo dia do Congresso

O segundo dia do congresso que comemora os dois anos do Programa Escola da Família, reuniu na manhã desta quarta-feira, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, educadores […]

O segundo dia do congresso que comemora os dois anos do Programa Escola da Família, reuniu na manhã desta quarta-feira, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, educadores e representantes de 60 Diretorias de Ensino para trocar experiências e relatos de sucesso desenvolvidos nas escolas da rede pública estadual. No encontro foram abordados os eixos de ação do Escola da Família: esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde.

Entre os trabalhos apresentados está o da professora Mara Silvia Olívio de Souza, representante da Diretoria da Região de São Carlos, que desenvolveu o tema “Construção de Um Espaço de Paz”. A educadora falou sobre a experiência da escola estadual Aracy Leite Pereira que, a partir de uma briga entre estudantes, deu início à elaboração de uma oficina de pipas para a comunidade local.

 

 

 

 

Ela contou a história de um aluno que ao tentar recuperar a pipa que havia enroscado em uma antena se desentendeu com outro colega da escola. “Os dois jovens iniciaram uma briga. Naquele momento a equipe de coordenadores conseguiu separá-los, mas em vez de apenas adverti-los, os professores decidiram propor que fosse desenvolvida uma oficina na unidade de ensino”, explicou Mara.

A educadora destacou que a atitude reflete a missão do Escola da Família, pois visa a construção de uma cultura de paz. Ela explicou também que ações como esta fazem com que toda a comunidade passe a se envolver com a escola. “Hoje esta oficina é uma realidade dentro dos projetos desenvolvidos. Conseguimos, inclusive, desenvolver um campeonato interno de pipas”.

Mara finalizou a apresentação destacando a importância desta revolução educacional desenvolvida pelo Escola da Família. “Se a guerra começa na mente do homem, é na mente dele que a cultura de paz deve ser construída. Isto tem se realizado graças a ajuda dos educadores e parceiros que integram o Programa”, disse a educadora.

Casos de sucesso como este também foram lembrados nos relatos de outras diretorias de ensino. Na região de Itaquaquecetuba, por exemplo, um grupo de pais da escola estadual Dr. Ervin Hovath iniciou uma série de debates sobre os problemas cotidianos, em especial o desemprego. O resultado desta iniciativa gerou o desenvolvimento de cursos de garçom e garçonete e possibilitou que 19 pessoas da comunidade retornassem ao mercado trabalhando.

No case protagonismo juvenil foram apresentados o “Doutores S.O.S. Alegria”, grupo de jovens que faz visitas semanais para desenvolvimento de atividades com alunos da APAE, crianças de orfanatos e do hospital do município de Matão. Já o município de Bauru mostrou a significativa contribuição que jovens entre 14 e 16 anos deram para diminuir o índice de ocorrências de casos de leishmaniose na região.

Ao mesmo tempo, na Sala Kiró do Hotel Holiday Inn, anexo ao Palácio de Convenções, outras diretorias de Ensino expunham suas experiências. Como a de Andradina, que apresentou o projeto de Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Destinado a alunos do ensino médio e universitários, o curso serve como apoio revisional de regras gramaticais por meio de leitura, escrita e interpretação de texto. Os primeiros resultados puderam ser aferidos nos recentes vestibulares, que refletem o crescimento do interesse pela leitura e ajudam os alunos a se prepararem para o Saresp e o Enem.

Inclusão Social – As diretorias de Ensino de Botucatu, Bragança Paulista, Campinas Oeste, Fernandópolis e Itapecerica da Serra exploraram o tema utilizando os quatro eixos do Programa: atividades esportiva, cultural, saúde e qualificação para o trabalho, desenvolvidas junto à comunidade carente e a pessoas com necessidades especiais.

O evento prossegue até às 16h00 com apresentação de projetos de 29 diretorias de ensino. Confira a programação.

2º CONGRESSO DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
REINVENTANDO A ESCOLA – A Escola Além da Sala de Aula
Dia 24 de agosto – quarta-feira
14h30 Comunicações Orais
Relatos de experiências bem-sucedidas de
29 Diretorias Regionais de Ensino

Local: Auditórios 1, 2, 3, 4 e Auditório Elis Regina

16h00 Encerramento

Renata D´Angelo