• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/08/2011
Últimas Notícias

Exposição Cultural motiva a participação e interesse pelo aprendizado na Escola Estadual Francisco Prisco

A mostra “Vivendo lado a lado com a tecnologia” , realizada nesta sexta-feira (26/08), reuniu trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental sobre o impacto da informatização no cotidiano do mundo […]

A mostra “Vivendo lado a lado com a tecnologia” , realizada nesta sexta-feira (26/08), reuniu trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental sobre o impacto da informatização no cotidiano do mundo contemporâneo

Valorização é a palavra-chave para a direção da Escola Estadual Francisco Prisco, em Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo. A unidade, que realizou na última sexta-feira, 26 de agosto, sua já tradicional Exposição Cultural, utiliza essa filosofia para manter os professores motivados e alunos e comunidade participativos.

Assim como a Exposição Cultural, que acontece há nove anos, outro projeto conquistou a comunidade escolar e já se tornou parte da rotina da escola. A unidade edita de tempos em tempos a revista “Dia-a-Dia da Educação”, que chega em 2011 ao seu quarto exemplar. A publicação é produzida por professores e alunos da própria escola, que mostram um pouco de suas atividades diárias nas páginas da revista. “A divulgação é uma forma de resgatar e valorizar o trabalho feito pelos docentes e estudantes. É uma forma de ir além dos parabéns”, afirma Silvia Cristina Zanella, diretora da E.E. Francisco Prisco.

Os cerca de mil exemplares da última edição foram distribuídos para alunos, ex-alunos e escolas vizinhas. Junto com a revista, a escola envia um questionário de satisfação, que funciona como uma grande ferramenta de integração com os pais. “Alguns pais responderam que seus filhos se sentiram valorizados, outros comentaram que ficaram orgulhosos, mostraram a revista para os vizinhos, para todo mundo”, conta.

Na contracapa da publicação, o resultado de outra pesquisa ganha destaque. A Pesquisa Institucional revela a impressão dos pais sobre a escola. Cerca de 96% consideram o trabalho da direção bom ou ótimo e 97% avaliam da mesma forma o trabalho dos professores. “Acredito que a revista e outros projetos, como a Exposição Cultural, mudam a relação da escola com a comunidade e ajudam a motivar os alunos”, revela Silvia.

Nesta quarta edição, foram manchetes da revista os bons resultados dos estudantes na Jornada de Matemática e nas Olimpíadas de Matemática e a seção “Profissões”, que contou com um texto de Herodoto Barbeiro sobre a carreira de jornalista, escrito especialmente para a revista. O volume número cinco da publicação deve sair ainda em 2011.

Tecnologia

A Exposição Cultural deste ano girou em torno do tema “Vivendo lado a lado com a tecnologia”. Segundo a diretora, os alunos surpreenderam ao mostrar curiosidade pelo lado histórico do tema. “Achamos que eles teriam muito a dizer sobre computadores, internet e novas tecnologias, mas para nossa surpresa, eles quiseram falar sobre como chegamos ao que existe hoje”, explica.

Conquista do espaço, arte e comunicação, necessidades criadas pelo mundo contemporâneo e profissões são alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos de 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Veja como foi a Exposição Cultural da Escola Estadual Francisco Prisco: