• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/11/2022
Notícia

Exposição de esculturas de palitos de sorvete surpreende comunidade de escola estadual de Suzano

Projeto interdisciplinar está na 5ª edição; o tema da obra só é revelado na abertura do evento

A expectativa pela abertura da exposição Escultura de Palitos de Sorvete (EPS) já se tornou uma tradição na Escola Estadual Jacques Yves Cousteau, em Suzano. As obras de grandes dimensões, chegando a 2 metros, são produzidas desde 2018, em um projeto interdisciplinar de Matemática, Física e Arte. O projeto desenvolvido só é revelado no dia da exposição.

Neste ano, a equipe do EPS surpreendeu com o robô Sr. Geometrix. A escultura tem 0,7m x 0,7m x 2,15m, movimentos na parte superior, leds com som e iluminação. A articulação é movida por um motor de limpador de para-brisas e uma bateria de carro recarregável com o painel solar da escola. Foram usados 11 mil palitos e 10 kg de cola para fazer as mais de 300 formas geométricas do robô. A exposição foi montada em duas salas, uma com vídeos contando o desenvolvimento do projeto, que foram editados pela professora da Sala de Leitura Lilian Diniz, e na outra o Sr. Geometrix.

“É um projeto interdisciplinar, na Física trabalhamos as energias solar, química, cinética, atritos. Em Matemática, os conceitos usados são geometria, simetria, dimensões. Em Arte e Tecnologia trabalha-se a arte cinética, os elementos constitutivos de um projeto, os modos de expor e divulgação em arte, o encontro entre arte e público e suporte e registro no processo de criação”, explica o professor de Matemática e Física Marco Antônio da Fonseca, que também é engenheiro mecânico.

O Sr. Geometrix foi idealizado e construído de fevereiro a novembro e contou com a participação de 15 alunos do ensino médio e 5 ex-alunos que continuaram no projeto. Além do professor Marco Antônio, os estudantes contaram com a supervisão dos professores de Arte Marlene Batista Alves, Maria José Gomes Sousa da Silva e Carlos Roberto Rodrigues Pereira.

“Me lembro que, quando estava no 6º ano, teve uma exposição do Castelo da Disney que me encantou e também senti a energia da equipe, da felicidade por mais uma conquista, uma missão cumprida. Tudo isso me despertou o desejo de participar. E hoje estou feliz de ter participado do projeto ajudando a fazer nosso robô, o Sr. Geometrix”, declara a estudante da 1ª série do ensino médio Vitória Beatriz da Silva Nascimento.

A professora Marlene relata que a cada ano são novos desafios e novas experiências. “São turmas novas que entram e ex-alunos que continuam participando e vão passando os conhecimentos adquiridos para os ingressantes. É um projeto que exige muita dedicação, tempo, paciência para além das aulas que ministramos, é comum chegarmos mais cedo para adiantar alguma coisa, o tempo todo são novas inspirações e ideias, modos de expor, é uma satisfação que vale todas estas horas de dedicação. O resultado nem os alunos acreditam, eles ficam surpresos”, relata a professora.

5ª edição da exposição Escultura em Palitos de Sorvete

O professor Marco Antônio da Fonseca iniciou a produção das peças em grandes dimensões com palitos de sorvete em um projeto social desenvolvido em uma igreja de Suzano, a Comepe. Em 2017, quando ingressou na rede estadual, e levou a ação para a EE Iijima, em Ferraz de Vasconcelos, onde construíram a ponte Tatara. Já em 2018, como professor da EE Jacques Yves Cousteau, começou o projeto em parceria com a professora de Arte Marlene Batista Alves quando construíram o Castelo da Disney. Ao todo, são nove peças produzidas pelo projeto que são expostas todos os anos.

A exposição para os alunos aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro. A comunidade escolar também pode visitar o robô Sr. Geometrix, a Torre Eiffel e o Castelo da Disney que ficam expostos até novembro de 2023 na escola.