A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), promove a exposição fotográfica “Tietê, o rio de várias faces”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, de 23 a 29 de setembro.
A exposição tem como objetivo chamar a atenção de professores e alunos para a história, a geografia, o meio ambiente e a importância do maior rio do Estado, o Tietê, que corta São Paulo praticamente ao meio e tem uma aparência e uma história para contar, que é o que os visitantes vão perceber ao visitar o espaço.
São 24 painéis de 1,85 X 0,90cm, contendo 73 fotos de várias faces do rio, da sua nascente, na Serra do Mar no município de Salesópolis, até a foz, no rio Paraná no município de Itapura. Por sua posição estratégica os 1.100 quilômetros do Tietê foram usados pelos bandeirantes para alcançar o interior na busca por índios. No caminho, esses primeiros desbravadores fundaram vilas que mais tarde se tornaram grandes centros, e hoje aproveitam seu passado glorioso, cultura e arquitetura colonial para o turismo.
A iniciativa tem o patrocínio da Brasilprev Seguros e Previdência, apoio da Secretaria de Estado da Cultura e realização da Editora HORIZONTE Geográfico. “Tietê, o rio de várias faces” foi elaborada pela equipe da Editora HORIZONTE Geográfico, parceira da Secretaria de Estado da Educação, contando com o apoio da Coleção Hercule Florence, da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, da ONG SOS Mata Atlântica Núcleo Pró-Tietê e do fotógrafo Adriano Gambarini.
Serviço
Data: de 23 a 29 de setembro
Horário: das 14 às 22 horas de segunda a sexta, e das 14 às 18 horas aos sábados
Local: Oficina Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo, próximo a Estação de Metrô Tiradentes.
Rodrigo Pinto