• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 21/12/2020
Sociedade

Exposição FotoPRETA – Norte e Nordeste, um diálogo com a cultura afro-brasileira

Coletivo Afrotometria propõe debate sobre o papel da imagem nas construções sociais com exposição na Linha 4-Amarela

Em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, artistas pretos e pretas do Norte e Nordeste apresentam seus trabalhos fotográficos durante todo mês de dezembro na Estação Oscar Freire. Em janeiro de 2021, os 20 painéis que integram a mostra desembarcam na Estação São Paulo-Morumbi.“Em um país racista que nega oportunidades para a população preta no geral, poder exibir o trabalho de fotógrafos e fotógrafas negras independentes para um número grandes de pessoas que passam diariamente pelas estações é ótimo”, diz Sérgio Fernandes, integrante do coletivo Afrotometria.

A mostra suscita diversas reflexões nesse sentido, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários. “FotoPRETA – Norte e Nordeste”, segundo os profissionais do coletivo Afrotometria, propõe a desconstrução de diversos estereótipos raciais e regionais consolidados em nossa cultura.

Para Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da ViaQuatro, a iniciativa é um reforço no compromisso da concessionária com a diversidade na sociedade. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pela Linha 4-Amarela oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas, culturais e sociais que existem em São Paulo”, diz.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações, a exposição também estará disponível, ao longo do período em que será exibida nas estações, nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e no Instagram (https://www.facebook.com/ViaQuatroSP e https://www.instagram.com/viaquatrosp).

serviço

FotoPreta – Norte e Nordeste
Estação Oscar Freire: Até 8 de janeiro
Estação São Paulo-Morumbi: de 9 a 29 de janeiro