• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/06/2014
Sociedade

“Futebol na Ponta da Língua” mostra relação entre o esporte e língua portuguesa

Até 7 de setembro, a exposição fica aberta à visitação no Museu da Língua Portuguesa

O Brasil é reconhecido mundialmente pelo futebol. Mas, qual é a relação entre a modalidade esportiva e o idioma falado no país? Esse questionamento é o motivador da exposição “Futebol na Ponta da Língua”, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, na região central da cidade de São Paulo. 

Em uma grande instalação, os visitantes vão visualizar expressões comuns no futebol, como “passe”, “chuta” e “fominha”.

As gírias presentes no futebol, incorporadas ao vocabulário informal dos brasileiros, serão comparadas às obras literárias de Mário de Andrade, Gilberto Freyre, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, entre outros nomes.

É possível visitar a exposição até 7 de setembro. Às terças-feiras e sábados a entrada é gratuita. Professores da rede estadual não pagam ingresso para visitar as dependências do museu.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entrada gratuita

A entrada gratuita é parte dos benefícios oferecidos aos professores da rede estadual pela Secretaria da Educação em parceria com Secretaria de Estado da Cultura. Os profissionais têm acesso livre aos museus para possibilitar a elaboração de propostas pedagógicas diferenciadas que proporcionam aos alunos o aprendizado com prazer. Conheça aqui os museus do Estado que oferecem visitação gratuita aos educadores.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação

Serviço

Pinacoteca
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro
Entrada gratuita às terças e sábados
Horário da exposição: até 07 de setembro, de terça a domingo