• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 15/08/2019
Boas Práticas

Exposição imersiva sobre Van Gogh chega a São Paulo

Com recursos de sons, cores, projeções e aromas, a exposição inédita leva o visitante para “dentro” da obra do pintor

Inspirada em cinco paisagens retratadas por Vicent van Gogh e nas centenas de cartas pessoais que o pintor holandês escreveu ao longo dos seus 37 anos de vida, a exposição imersiva Paisagem de Van Gogh ocupa 250 m² do vão central do shopping Pátio Higienópolis entre os dias 17 de agosto e 15 de setembro.

A mostra propõe ao visitante “entrar” nas obras de Van Gogh para conhecer um pouco de sua vida e impressões do mundo. “Van Gogh é um pintor de grande importância nas artes, e uma exposição sempre tem um poder pedagógico muito grande em fortalecer vínculos e aprendizagens”, pontua Fátima Toledo, professora de artes da rede.

O circuito inclui oito cenários – dos quais seis representam, em formato gigante, paisagens retratadas em suas telas. Em cada cenário, o visitante vivencia diferentes experiências ao som de trechos de suas cartas ao irmão Theo e à sua cunhada Johanna, que remetem à época de cada criação.

“Suas obras com céus estrelados, campos de girassóis e plantações que parecem balançar ao vento, com cores ousadas e traços a frente de seu tempo, nos inspiraram a definir o conceito visual desta exposição”, explica a idealizadora e curadora Karina Israel, da consultoria de ambientes interativos YDreams Global, responsável pelo projeto.

Experiência

A viagem pelo universo de Van Gogh começa por uma pequena sala branca com um postal tridimensional que exibe texto extraído integralmente da carta do pintor a seu irmão caçula, Theo. O postal reproduz a letra do pintor, o papel e o selo da época. A visitação segue pelos seguintes cenários:

1. Campo de Trigo com Corvo: projeção em tela onde o trigo se movimenta e os corvos surpreendem os visitantes. Esta tela, que faz parte do Museu Van Gogh (em Amsterdã, na Holanda), foi produzida durante as últimas semanas de vida do pintor e evidencia sua capacidade de transformar suas dores e angústias em imagens vibrantes.

2. Labirinto Flor de Íris (Obra de referência, Irises): com recursos de cenografia e aroma, o visitante se sente como parte da tela.

3. Praça da Amendoeira (Obra de referência, Amendoeira em Flor): a cenografia inclui amendoeira florida, bancos de madeira e pontos de som para os visitantes ouvirem as trocas de correspondência entre Vincent e Theo.

4. Banho de Lua (Obra de referência, Starry Night Over the Rhone): o cenário inclui recursos de realidade virtual e cadeiras giratórias sobre um chão reflexivo;

5. Sinfonia da Noite Estrelada (Obra de referência, Noite Estrelada): por meio de projeção imersiva, visitantes podem conhecer os grandes marcos da carreira e da vida de Van Gogh;

6. Foto Pintada: os visitantes tiram uma foto, com um filtro que remete a um retrato criado por Van Gogh, e podem compartilhar em suas redes sociais.

7. Bosque de Espelhos:  saída da exposição, com cenografia com bosques pintados por van Gogh, multiplicados por efeito de espelhos.

Serviço

Paisagens de Van Gogh, Exposição Imersiva
Quando: De 17 de agosto a 15 de setembro.
De segunda a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, das 14h às 20h. As visitas são realizadas por ordem de chegada, podendo haver fila de espera.
Onde: Shopping Pátio Higienópolis (vão central do piso Veiga Filho) – R. Dr. Veiga Filho, 133 – Higienópolis, São Paulo, SP.
Quanto: Entrada gratuita.