• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/04/2005
Últimas Notícias

Exposição modernista desperta interesse dos alunos de Piracicaba

No tempo em que o país estava em ebulição com o crescimento das indústrias, as mudanças comportamentais da década de 20 e a Semana de Arte Moderna, surge um personagem […]

No tempo em que o país estava em ebulição com o crescimento das indústrias, as mudanças comportamentais da década de 20 e a Semana de Arte Moderna, surge um personagem maliciosamente inventivo nascido às margens do Uraricoera, em plena floresta amazônica. Macunaíma é o nome desse personagem criado pelo escritor Mário de Andrade, figura importante no cenário cultural da época modernista.

Apreciar o talento do escritor e, ao mesmo tempo, conhecer o conteúdo da revolução cultural da Semana da Arte Moderna de 1922, foi o objetivo da Escola Estadual Prof ª Catharina Casale Padovani, em Piracicaba, interior do Estado. A escola organizou visitas ao SESC Piracicaba para prestigiar a exposição sobre a obra literária do Modernista, Mário de Andrade – o Macunaíma.

Com apoio de um vídeo, monitores da exposição explicam a Semana da Arte Moderna e o contexto histórico em que a obra de Macunaíma foi produzido. Uma exposição de quadros de Mário de Andrade, revela a cronologia histórica do autor. Fotos, quadros, esculturas e pinturas complementam o ambiente visitado pelos alunos dos terceiros anos da escola.

Para as professoras de Português, Karen de Melo e Verena Ramos Venâncio, a visita teve pelo menos dois aspectos positivos: aproximou os alunos da obra do autor e os incentivou à leitura.

Luciane Salles