• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 23/03/2018
Ensino Fundamental

Exposição mostra fotogramas sobre cinema norte-americano

Acervo estará disponível em cartaz até o dia 8 de abril no Museu da Imagem e do Som

Até o dia 8 de abril, alunos e professores da rede terão a oportunidade de conhecer uma coleção de imagens de protagonistas de filmes e clássicos de Hollywood, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A exposição “Quando o cinema se desfaz”, apresenta um recorte da produção do artista cearense Solon Ribeiro.

Os visitantes vão encontrar instalações, vídeos e fotografias, incluindo uma área com monóculos com fotogramas de seu acervo original, no segundo andar do MIS. Solon Ribeiro herdou do seu pai, em 1990, uma coleção com mais de 20 mil fotogramas  com protagonistas de filmes clássicos de Hollywood.

O material foi arquivado estrategicamente em álbuns com a identificação do nome, ano de cada filme e legenda.

Com instalações e projeções performáticas, as imagens ganharam novos filmes e novos contextos as cenas originais. “Trabalhando com um acervo constituído fundamentalmente por fotogramas originários do cinema clássico, venho deslocando esses objetos em diversas configurações para ‘desprogramar’ o dispositivo clássico e ativá-lo para outras possibilidades de fruição, estimulando a atuação imaginativa do espectador”, explica Solon.

Para Ricardo Resende, curador da exposição, (Museu Bispo do Rosário/RJ), Solon Ribeiro é um artista que não se enquadra em nenhuma categoria da arte tracional. “Do mesmo modo, o que faz como arte também não se coloca em uma gaveta, não deixa o pensamento se acomodar. É um turbilhão de coisas que remove tudo do seu lugar”, destaca.