sábado, 27/07/2019
Lazer

Exposição “Olá, Mauricio!” reúne acervo e obras inéditas de Mauricio de Sousa

Exposição é gratuita e estará Centro Cultural Fiesp até o dia 15 de dezembro.

No primeiro semestre, o concurso “Escola em Quadrinhos” promoveu o tema da alimentação saudável para milhares de estudantes da rede pública por meio das atemporais histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Agora é hora de conhecer obras inéditas e o acervo histórico da mente por trás de um patrimônio cultural brasileiro: Mauricio de Sousa.

A exposição “Olá, Mauricio!” destaca a história dos quase 500 personagens da MSP, base da criação de diversos produtos culturais, como os quadrinhos, reconhecidos no processo de alfabetização de milhares de brasileiros, além de apps, jogos, desenhos animados, filmes, animações e mais de 3.500 produtos licenciados.

Entre as atrações, a mostra contará com ovo do Horácio, Livro dos Mortos da Turma do Penadinho interativo, esculturas para fotos, cadernos da infância de Mauricio de Sousa e muitas outras surpresas, como obras inéditas da coleção “História em Quadrões” – releituras de pinturas de artistas consagrados com os personagens da turminha.

“São 60 anos de muito trabalho e constante realização de sonhos. Não só os nossos sonhos, mas de todos os fãs que nos acompanham. E tem muito mais para os próximos anos”, comenta o desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.

Até o final da exposição haverá distribuição gratuita da segunda história do novo personagem da Turma da Mônica, o Edu, menino de 9 anos de idade que tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética rara caracterizada pela deterioração muscular progressiva. “Eu cresci com as histórias da Turma da Mônica, e são grandes contos sobre temas importantes e divertidos. É impossível não gostar ou admirar como elas ficaram na nossa imaginação”, comemora o Secretário da Educação Rossieli Soares.

A exposição estará em cartaz de 17 de julho a 15 de dezembro, no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista. A visitação é gratuita e poderá ser conferida de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. A mostra será acessível, os textos descritivos das obras também serão bilingues, nas línguas portuguesa e inglesa. Todos os estudantes e professores da rede pública estão convidados.