• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/12/2011
Últimas Notícias

Exposição que ensina jovens a se prevenirem contra DST termina dia 16

Atividade alerta adolescentes sobre a importância do uso de preservativos para evitar DST O Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de […]

Atividade alerta adolescentes sobre a importância do uso de preservativos para evitar DST

O Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, manterá até o dia 16 de dezembro a exposição Por dentro da Camisinha. O objetivo da mostra é expandir as informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e despertar a motivação dos jovens para a prevenção. Até o final da exposição, a expectativa é que mais de 3 mil alunos tenham visitado o museu.

Com classificação para maiores de 13 anos, a exposição convida o público a entrar em um preservativo gigante, por meio do qual podem conhecer, de forma lúdica, como ocorre a contaminação de DST.

Há também interação com bonecos 3D, que representam bactérias transmissoras de doenças, e experimentos, além da distribuição de folhetos explicativos com importantes informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A exposição surgiu a partir de um levantamento feito em fevereiro deste ano na instalação Prevenindo a Gravidez Juvenil, seção fixa do Catavento desenvolvida em parceria com o Instituto Kaplan (Centro de Estudos da Sexualidade Humana).

A pesquisa, realizada com 1.149 adolescentes de 13 a 18 anos de idade, revelou que 37% desconhecem situações em que correm risco de se infectar e que para este público AIDS e DST são sinônimos, desconhecendo outras DST importantes como a sífilis.

“Verificamos nesta pesquisa o quanto é importante falar das outras doenças além da AIDS, para diminuir a vulnerabilidade dos adolescentes. Diante desta realidade, pensamos em montar uma exposição que pudesse demonstrar como o preservativo impede a entrada dos agentes causadores das DST no nosso organismo”, explica Camila Macedo Guastaferro, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Kaplan.

Serviço:
Evento:
Por dentro da camisinha
Quando: até 16 de dezembro – terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Local: Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias — Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro — São Paulo/SP
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos (inclui visita pelo Catavento)

Leia também:

Educação e Saúde se unem para a prevenção da AIDS e outras doenças transmissíveis
Conheça os programas da Secretaria da Educação voltados para a prevenção de DST/AIDS