quinta-feira, 28/03/2019
Acessa Escola

Fábrica de Cultura comemora 7 anos com diversas atrações

Shows, mostras de cinema e atividades que exploram a dança estão na grade comemorativa da unidade

A Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha preparou uma programação especial para comemorar 7 anos de sua inauguração. Uma série de atrações complementa a grade de programação, como brincadeiras, cama elástica, pula pula inflável, piscina de bolinhas, oficinas, pintura facial, pipoca e algodão doce. As atividades são gratuitas e oferecidas à toda a comunidade.

As Fábricas de Cultura são espaços com acesso gratuito a diversas atividades artísticas e culturais. Projeto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, elas têm o intuito de  ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade.

O principal tema da grade de comemoração na Vila Nova Cachoeirinha será a dança brasileira. Com atividades e apresentações, a Fábrica quer mostrar a diversidade de ritmos no Brasil e suas origens étnicas.

Confira a programação abaixo:

SHOW: CLAUDINHO OLIVEIRA EX- SOWETO
31/3 – domingo – 14h
Integrando a programação de aniversário de 7 anos da Fábrica Vila Nova Cachoeirinha, Claudinho de Oliveira, sambista, cantor e ex-integrante fundador do Grupo Soweto realizará um show cantando seus maiores sucessos! No repertório, estarão presentes músicas dos álbuns Vento dos Areias, Refém do Coração e Farol das Estrelas

ZUMBA NA FÁBRICA
3, 10, 17 e 24/4 – quarta-feira – 19h30
Além de ser um exercício festivo, a zumba é uma mistura de ritmos de salsa, merengue, samba, axé entre outros, auxilia no bem estar dos praticantes, na perda de peso e até na prevenção de doenças cardíacas. De uns tempos para cá a atividade cresceu e se popularizou muito em diversas regiões do país e do mundo.

DANÇAS BRASILEIRAS – O JONGO NA FIU ABASSÁ
3, 10, 17 e 24/4 – quarta-feira – 19h30
O Jongo é uma manifestação afro-brasileira de dança e música com origem na região sudeste do Brasil. Nessa oficina, quatro prontos serão mostrados em A dança, os toques, a religiosidade e os pontos (cantigas). Serão três encontros na sede do Espaço Cultural FIU Abassá* e o último (24/4), será na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha para apresentação de uma roda de jongo.
*Endereço: *Rua Humberto Gomes Maia, 281 – Jardim Icaraí

DANÇA CIGANA
5, 12 e 26/4 – sexta-feira – 17h30
Por ter origem entre os povos ciganos, a dança cigana apresenta elementos de diversos países. Além de proporcionar o bom condicionamento físico, a dança busca proporcionar o bem estar emocional e espiritual, relaxando cabeça, ombros, braços, pernas, pés e mantendo a postura alongada.

A MAGIA DO CIRCO – COM A CIA STEP UP
6/4 – sábado – 18h
Você está convidado para assistir a um espetáculo criado especialmente para a família. No espetáculo “A Magia do Circo”, 30 artistas realizam apresentações lúdicas de dança e circo, envolvendo muitas cores, alegria, acrobacias e malabares.

CINE FANTASY – MOSTRA MULHERES FANTÁSTICAS
12/4 – sexta-feira – 19h30
Classificação indicativa: 14 anos]
O Cinefantasy foi criado para incentivar, debater e divulgar o cinema fantástico e seu universo. O festival apresentará o projeto Mulheres Fantásticas em uma sessão de oito curta metragens em que o público poderá conhecer produções nacionais e internacionais da Europa e das Américas, dirigidas unicamente por mulheres! Após a sessão teremos um bate papo com o público sobre a participação feminina no mercado audiovisual, com a mediação da diretora do Cinefantasy, Monica Trigo, e participação de Leticia Santinon, do SPCine de São Paulo.
A SAGA DOS ORIXÁS – COM A CARAVANA DO SOL
14/4 – domingo – 16h
Você conhece os orixás? Nessa nova produção da Caravana do Sol, os deuses das religiões afro-brasileira, vítimas historicamente de racismo e preconceito, utilizam a dança para contar suas origens e para fazer um pedido de paz. A trilha musical, mistura toques ritualísticos com os dos principais intérpretes da MPB e flamenco.