• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/11/2005
Últimas Notícias

Fábrica de professores: livro fala da capacitação de educadores

Coletânea reúne 12 artigos de diferentes áreas do conhecimento O Programa de Formação de Professores da Universidade Cidade de S. Paulo acaba de lançar o livro “Formando professores – O […]

Coletânea reúne 12 artigos de diferentes áreas do conhecimento

O Programa de Formação de Professores da Universidade Cidade de S. Paulo acaba de lançar o livro “Formando professores – O diálogo teoria-prática na Educação Básica”, pela editora Casa do Novo Autor. A obra é composta por artigos de docentes do Programa, das diferentes áreas do conhecimento (Matemática, Biologia, Educação Física, História, Pedagogia e Letras).

Segundo a professora Isilda Lozano Perez, coordenadora da edição, um dos objetivos da publicação é destacar que “a prática dos professores em sala de aula é iluminada pela teoria que a sustenta”. Essa relação começa na educação básica.

A idéia da coletânea nasceu,em 2003, no projeto Teia do Saber, desenvol­vido pelo Programa de Formação de Professores da Universidade Cidade de S.Paulo – que capacitou 500 professores de Educação Básica da região leste, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

O livro é resultado da articulação entre a prática cotiana do ensino, a pesquisa e a extensão do conhecimento, “quando levamos nossos alunos a aprofundar a busca por novas informações, até mesmo fora da sala de aula”, explica Lozano Perez.

Segundo a coordenadora do projeto editorial, há idéias para uma próxima publicação. Para ela, as publicações têm um papel importante na formação dos professores que estão sendo capacitados.

“Queremos mostrar que acreditamos no que ensinamos. Queremos mostrar que a pesquisa científica é importante e que o trabalho dos professores não se esgota na sala de aula. E, acima de tudo, queremos mostrar aos nossos alunos que somos, assumidamente, formadores de professores”, conclui a professora Lozano Perez. O Programa de Formação de Professores é coordenado pela professora Maria Heloísa Aguiar da Silva, uma das autoras.

Serviço:

Livro: Formando professores – o diálogo teoria-prática na educação básica

134 páginas

Editora: Casa do Novo Autor

Endereço: Rua General Lecor, 60, Ipiranga, São Paulo

tel. (11) 6169 9963

Organizadora: Profa.Ms. Isilda Lozano Perez

Autores: Isilda Lozano Perez, Adriana Beatriz Botto Alves Viana, Edivaldo Góis Jr, Edson do Carmo, Eliana dos Santos Pascoal, Liliam Ferreira Manochi, Maria Heloísa Aguiar da Silva, Maurícia Maciel, Roberto Gimenez, Roseli Lombardi, Ubirajara de Oliveira e Ubiratan dos Santos Alves.

Universidade Cidade de S. Paulo

Formando profissionais mais competentes

Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)

Tel.: 11 – 2178 1212 – www.cidadesp.edu.br.