• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 09/09/2019
Lazer

Fábricas de Cultura promovem atividades literárias na capital

Unidades de Brasilândia, Jardim São Luís, Capão Redondo e Vila Nova Cachoeirinha recebem programação gratuita e diversificada

Drama, comédia, romance, aventura, infantil…são muitos os gêneros literários, e para abranger todas as possibilidades, as Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo irão realizar uma programação gratuita e concentrada nas bibliotecas, com oficinas, exibição de filme, contação de histórias e uma instalação sobre o escritor Edgar Allan Poe.

A unidade do Jardim São Luís terá workshop de escrita criativa em dois dias,  de 11 a 13 de setembro. Na atividade, os participantes contam com material pedagógico formado por textos dramatúrgicos e poéticos que discutem questões de gênero, raça e classe na atualidade: “Buraquinhos, ou o vento é inimigo do picumã”, de Jhonny Salaber; e “Pilares: raízes espelhadas”, das autoras Jessica Marcele e Jaque Alves.

No dia 17, a biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís ainda recebe a Dança Literária, atividade inspirada nas abordagens literárias que trazem a dança contemporânea e moderna,presentes em livros do acervo. O objetivo é trabalhar a criação corporal a partir do improviso e do sentimento que a música provoca.

Em Literatura na tela, dia 20/9, sexta, a equipe da biblioteca da unidade Capão Redondo exibe filmes baseados em obras literárias. A exibição será feita em projeção no teto, como se fosse um livro a ser lido nas alturas.

Por último, a biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza a Oficina Livro-Objeto em 25/9, quarta-feira. Nessa atividade, serão confeccionados livros-objetos com diversos tipos de materiais, entre eles, tecidos, papéis de diferentes cores, formatos e tamanhos.

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada.